Centro Acadêmico de Economia realiza Trote do Bem na Reitoria

Imagem: Trote do Bem aconteceu no último sábado, dia primeiro de dezembro, na ReitoriaO Centro Acadêmico de Economia da Universidade Federal do Ceará, Gestão Oiko Nomos – A Transformação, realizou no último sábado (1º) a primeira etapa do Trote do Bem III, visando colocar em prática conhecimentos da Teoria Econômica, como a premissa de que, melhorando o nível da educação, melhora-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Cerca de 90 crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas de Fortaleza localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social se deslocaram com os pais em quatro ônibus, até a Reitoria, onde foram recebidos em uma manhã de lazer. A próxima etapa será a entrega de óculos às crianças, marcada para o dia 21, na Escola Tais Maria Bezerra Nogueira (Av. Contorno Norte, 710, Jangurussu).

A iniciativa resultou de uma parceria com o Hospital de Olhos Leiria de Andrade e com as Óticas Visão. Atualmente um percentual considerável dos alunos do Ensino Fundamental I possui algum problema de visão, e isso limita a aprendizagem, pois prejudica a leitura e a escrita e provoca desatenção, indisciplina e, em alguns casos, até a evasão escolar.

Acompanhadas pelos pais, as crianças almoçaram por volta do meio-dia no Restaurante Universitário, de onde seguiram para o Hospital Leiria de Andrade, em ônibus oferecido pelo evento. Uma megaoperação feita por aquele hospital para atender às crianças mobilizou uma grande equipe de profissionais e colaboradores que realizaram teste de acuidade visual e exames oftalmológicos nos pequenos. Os que foram atestados com necessidade urgente de óculos eram encaminhados para um representante da ótica e escolhiam a armação mais adequada. Após a ação, todos retornaram a suas casas nos ônibus do evento.

A primeira edição do Trote do Bem, em 2010, levou um grupo de calouros e veteranos a pintar a Escola Tais Maria Bezerra Nogueira e a interagir com a comunidade a fim de conscientizá-la para a preservação e valorização das escolas públicas. Esse trabalho repercutiu, e em setembro de 2011, no Congresso Brasileiro de Economia, realizado em Bonito (MT), os representantes do CA de Economia da UFC foram convidados para abrir o jantar de gala para 300 economistas e apresentar o vídeo do Trote e ações desenvolvidas no Ceará. No mês seguinte, o mesmo trabalho recebeu elogios no Senado Federal, dentro das comemorações dos 60 anos da profissão de economista.

Em junho de 2012, na segunda edição do evento, a ação solidária se pautou no incentivo à qualificação de maiores de 18 anos que pararam de estudar. Os alunos da UFC divulgaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como certificador do Ensino Médio para a comunidade do Jangurussu. Cerca de 50 pessoas foram à Escola Tais Nogueira e se inscreveram no exame no dia do evento, amplamente divulgado pela mídia.

Os interessados em colaborar na próxima etapa do evento podem entrar em contato com o Centro Acadêmico de Economia pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do celular de Cleudson Silva Santos, idealizador do Trote do Bem, aluno do Curso de Ciências Econômicas da UFC e integrante do Centro Acadêmico – (85) 8709.7285.

Fonte: Cleudson Silva, do Centro Acadêmico de Economia da UFC – fone: 85 8709 7285