Universitária FM celebra centenário de Luiz Gonzaga

Na programação de fim de ano, a Universitária FM 107,9 – emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e da Universidade Federal do Ceará – abre espaço para homenagear o centenário de Luiz Gonzaga. As atrações seguem durante todo o mês de dezembro, com destaque para este dia 13, quando o Rei do Baião completaria 100 anos de idade.

A partir das 8h, a emissora apresenta uma edição especial de Reouvindo o Nordeste, com três horas seguidas dedicadas ao centenário. Os produtores José Rômulo e Eleuda de Carvalho viajaram pelo interior de Pernambuco e do Ceará e reuniram um rico acervo de músicas e entrevistas com grandes parceiros de Gonzaga, dentre eles Hildelito Parente, Pedro Bandeira, Zé de Manu, Luizinho Calixto e Geraldo Amâncio, além de outras figuras importantes, como o sobrinho do Rei, Joquinha Gonzaga.

A Universitária FM também apresenta duas atrações semanais em homenagem a Luiz Gonzaga. Em todas as quartas-feiras de dezembro, sempre às 20h, Freire Neto e Luiz Guilherme remodelam o Cantando Nossa História, com a trajetória musical do Gonzagão. Cada programa celebra uma temática: "O cangaço e a religião" (5/dez), "A Política e os ciclos econômicos" (12/dez), "Questão da Terra, meio ambiente e problemas sociais" (19/dez) e "A mulher nordestina e a culinária" (26/dez).

A outra atração semanal é o programa O Disco da Semana, que ao meio-dia de cada sábado deste mês apresenta na íntegra um álbum diferente com gravações atuais da obra do Rei do Baião e de alguns parceiros. A produção e a apresentação são do jornalista Nelson Augusto, produtor musical da emissora.

Quanto a reportagens, a Universitária FM reúne, na semana do dia 13, da segunda à quinta-feira, uma série especial sobre Gonzaga no Jornal da Universitária, às 11h. Os programas Rádio Debate, às 11h30min, e Jornal da Educação, às 12h30min, também celebram a data com reportagens e entrevistas em 13 de dezembro.

A Universitária FM e toda sua equipe de funcionários acreditam que homenagear em sua programação de fim de ano Luiz Gonzaga, um dos maiores ícones da música brasileira, é cumprir uma missão que vem sendo desempenhada ao longo de 31 anos de história: valorizar a produção cultural do Brasil, Nordeste e Ceará, exercendo, uma vez mais, seu papel de sintonia da terra.

Fonte: Universitária FM – fone: 85 3366 7478