Estudantes promovem semana de solidariedade até sexta-feira nos três campi

Alunos da Universidade Federal do Ceará, vinculados ao Movimento Estudantil Alfa e Ômega, promovem a Semana Solidária até sexta-feira (14). É uma campanha para ajudar instituições que trabalham com dependentes químicos e com famílias vítimas da seca no interior do Ceará. Em postos de coleta nos três campi da UFC em Fortaleza, são coletados alimentos não perecíveis, água mineral, roupas masculinas e produtos de higiene.

No Pici, o posto de coleta funciona no Restaurante Universitário das 11h às 14h e das 17h30 às 19h. No Benfica, o Restaurante também é um posto de coleta nos mesmos horários. Ainda no Benfica, as doações podem ser entregues na Biblioteca de Humanidades; nas cantinas do Centro de Humanidades 2, do Curso de Arquitetura e da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade; no balcão de fotocópias do Centro de Humanidades 3 (onde funcionam os cursos de Ciências Sociais e Filosofia); e no Centro Acadêmico da Faculdade de Direito. No Campus do Porangabuçu, o posto de coleta fica no Departamento de Morfologia, da Faculdade de Medicina.

Reginaldo Correia, aluno do curso de História da UFC e membro da comissão organizadora da campanha, informa que o Movimento Estudantil Alfa e Ômega surgiu em 1951 na Universidade da Califórnia (EUA). Hoje está presente em mais de 190 países. No Brasil, existe desde 1970, na maior parte dos estados da Federação. Em Fortaleza, está há 17 anos nos campi da Capital e, mais recentemente, em Sobral. O Movimento também está representado no campus do Itaperi e no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará; na Universidade de Fortaleza; no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e em outras faculdades do Estado.

O Movimento realiza a campanha da Semana Solidária desde o mês passado, e a arrecadação já aconteceu na Unifor, na Uece e no IFCE. "O Ceará enfrenta a pior seca desde 1950; 168 municípios decretaram estado de emergência, e muitas vidas têm sofrido com a dependência das drogas. Acreditamos que o papel da Universidade é bem mais que um espaço de formação profissional, produção de conhecimento e sua disseminação. Ela possui a função de desenvolvimento do bem-estar físico, social e espiritual, viabilizando a relação transformadora entre Universidade e sociedade", diz Reginaldo Correia.

Fonte: Reginaldo Correia, estudante do Curso de História da UFC – fone: 85 8738 9448