Centro de Tecnologia comemora Dia do Engenheiro e Arquiteto

A solenidade foi presidida pelo Prof. Barros Neto e contou com a presença de dirigentes acadêmicos. Para comemorar a passagem do Dia do Engenheiro e do Arquiteto, o Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará realizou solenidade na manhã de hoje (11), quando homenageou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roberto Proença de Macedo, ex-aluno da Instituição graduado em Engenharia Mecânica na turma de 1962. Também foi homenageada a turma de Engenharia Civil que comemora neste ano o Jubileu de Ouro de formatura e que formou a primeira mulher engenheira na UFC, Aracy Tavares de Andrade Furtado, que tornou-se a primeira professora da Escola de Engenharia. O ato, presidido pelo Prof. Barros Neto, Diretor do CT, contou com a presença do Reitor Jesualdo Farias.

Também foram homenageados com placa alusiva, os melhores alunos concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e das engenharias Civil, Elétrica, Metalúrgica, Mecânica, Química, de Produção Mecânica e Teleinformática.  Em nome da turma do Jubileu de Ouro falou o engenheiro José Lewton de Carvalho Monteiro,  que recordou a época de estudante, quando o curso  não era no campus do Pici. Referiu-se aos colegas, alguns ainda no exercício da profissão, como ele, e lamentou a ausência de dois deles por motivo de  saúde.

Pelo muito que fez pela valorização da profissão e pelo ensino de graduação nos cursos de Engenharia Elétrica e de Teleinformática, foi agraciado com a Medalha Paulo de Frontin o Prof. Carlos Pimentel de Sousa, engenheiro eletricista com trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente. Agradecendo a honraria, o Prof. Pimentel disse que as engenharias na UFC estão direcionando o foco para a inovação e assegurou que o Brasil, em breve, "deixará de ser um consumidor e passará a ser um grande gerador de tecnologia".

O empresário Roberto Macedo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), agradecido pela homenagem que classificou como "uma gentileza de um companheiro de lutas, que é o Prof. Barros Neto", admitiu que recebeu a honraria muito mais pelo trabalho que vem fazendo no sentido de aproximar a Universidade das empresas  do que mesmo por ser um engenheiro.

Recordou o tempo de estudante quando o Código de Honra entre os alunos prevalecia, tanto assim que levavam provas para fazer em casa e ninguém "pescava". Assegurou estar surpreso com a nova feição do Campus do Pici, onde há muito não comparecia, e afirmou que a parceria entre a entidade que preside e a UFC recebe todo o apoio do Reitor Jesualdo Farias.

Em seu pronunciamento, o Prof. Barros Neto ressaltou a aliança entre FIEC e Centro de Tecnologia, que aproxima a Universidade do setor industrial cearense, e agradeceu ao presidente da entidade  a confiança  que tem no potencial do CT. Em seguida, fez uma espécie de prestação de contas das atividades do Centro que dirige, no ano que se encerra.

A fala de encerramento da solenidade foi do Reitor Jesualdo Farias, que enfatizou o pioneirismo da Profª Aracy de Andrade Furtado e parabenizou o Centro de Tecnologia, em nome de seu Diretor, pelas conquistas, tanto no que diz respeito à infraestrutura e principalmente pela excelência que vem alcançando em seus cursos, como o de Arquitetura e Urbanismo, avaliado como o melhor entre as instituições federais. Cumprimentou ainda o Prof. José Almeida, ex-coordenador do curso de Engenharia Elétrica, graduação também classificada com grau 5 (o mais elevado no critério de classificação).

INAUGURAÇÃO – Após as homenagens, o Prof. Barros Neto convidou os presentes para a inauguração do bloco didático 707, com 3.800 m² distribuídos em cinco pavimentos, tendo 31 salas de aula e capacidade para abrigar 1.200 alunos.  O edifício foi projetado seguindo todas as normas para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, com elevadores e banheiros adaptados. O bloco foi construído com recursos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331