Residência Médica é pioneira em Medicina Intensiva – Nutrição Parenteral e Enteral

O Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva dos Hospitais Universitários da UFC (HUs) foi o primeiro no Brasil a oferecer opcional de Medicina Intensiva (R3) com atuação na área de Nutrição Parenteral e Enteral. O assunto repercutiu nos sites da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. O Programa ofereceu uma vaga no edital para a Residência Médica do Estado do Ceará, cujas inscrições foram encerradas em 4 de dezembro.

A UFC ofertou vagas em 38 especialidades médicas. Segundo o Coordenador Geral do Grupo Gestor do Processo Seletivo da Residência Médica do Estado do Ceará 2013 (SURCE), Prof. Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, neste ano a seleção registrou quase o dobro de inscrições do ano passado, contabilizando cerca de 2.250 candidatos que disputarão 506 vagas.

A área de Nutrição Parenteral e Enteral está entre as mais de 50 especialidades médicas reconhecidas na Resolução n° 1634/ 2002 do Conselho Federal de Medicina. Conforme o Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva, médico Arnaldo Aires Peixoto Júnior, o Programa já existe há sete anos.

"É um campo da Medicina que tende a se expandir nos próximos anos, dadas a crescente complexidade dos cuidados e a necessidade de otimização dos recursos hospitalares. Os hospitais universitários da UFC vêm formando profissionais altamente qualificados nessa área, tendo a oportunidade de expandir a capacitação agora no suporte nutricional", completa o médico.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183