Plano de Desenvolvimento Institucional aprovado pelo Conselho Universitário

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará apreciou, em sua reunião do dia 1º de março, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2012, relatado pelo Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira.

No documento apresentado ao Consuni o Relator  apresenta um histórico da UFC e o processo de expansão. Pontua itens como atuação estratégica,  ensino de graduação presencial e à distância, as atividades  relacionadas à pós-graduação, pesquisa cientifica e extensão universitária, bem como assistência estudantil e complexo hospitalar.

O Plano de Desenvolvimento Institucional foi  traçado tendo em vista a importância de se empreender uma gestão planejada, de modo que os objetivos da Instituição sejam alcançados, atendendo aos princípios fundamentais que a permeiam.O PDI é baseado no programa temático Educação Superior do Governo Federal para o quadriênio 2012/2015. O Prof. Ernesto Pitombeira explica que o Plano é um instrumento de construção coletiva, baseado em análise das ações planejadas para o período recente de 2007 a 2011.

METAS – Dentre as principais metas que devem ser atingidas em 2012 o documento destaca:  a conclusão da revisão do Plano Diretor  da UFC; a consolidação da expansão preconizada pelo REUNI com a oferta de 6.200 vagas; consolidar o processo de Avaliação Institucional, a partir da coleta automática de dados via sistema acadêmico integrado;consolidar o sistema acadêmico na graduação e pós-graduação (SIGAA); conclusão das obras da primeira etapa do campus de Quixadá.

Do PDI constam também como metas, a conclusão das obras dos cursos de Odontologia e Medicina do campus de Sobral; o inicio das obras da quarta etapa do campus do Cariri, em Juazeiro;conclusão das obras,já em andamento, no campus do Cariri em Barbalha;início das obras do complexo poliesportivo do campus do Pici; regulamentação dos processos de doação dos terrenos pelas Prefeituras municipais  para implantação dos campi de Russas, Crateús da UFC , e de  Icó e Brejo Santo que farão parte da Universidade Federal do Cariri; realização  de concursos para docentes e técnico-administrativos e reestruturação das unidades de radiologia e endoscopia do Hospital Universitário Walter Cantídio.

E  estão, também, entre as metas do  PDI,  alcançar a melhoria da infraestrutura da Secretaria de Tecnologia da Informação; readequação de toda infraestrutura física de energia elétrica do campus do Pici, elaboração de uma política de internacionalização da UFC e  revisão do modelo criado para descentralização de recursos de investimento e realização de estudos e simulações para criação de modelo para descentralização de recursos de custeio.

Fonte: Antonio Aritomar Barros – Secretário-Executivo do CONSUNI - (fone: 85 3366 7340)