Criada na Universidade Federal do Ceará a Secretaria de Cultura Artística

Foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) a criação da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult-Arte-UFC). O objetivo é trabalhar pela articulação das iniciativas relacionadas às artes na UFC.

O objetivo é incentivar e apoiar ações e projetos, tendo em vista fortalecer a cultura artística, compreendida como dimensão inalienável da vida universitária.

A proposta de criação da Secult-Arte partiu de sugestão da Comissão instituída pelo Reitor Jesualdo Farias, que entendeu ser necessária uma nova postura política e administrativa para as artes na UFC. A comissão era presidida pelo Prof. Elvis Matos  e integrada pelos docentes Izaíra Silvino (Curso de Música - Cairiri), Pedro Eymar Barbosa (Diretor do Museu de Arte da UFC), Adelaide Gonçalves (Departamento de História), Marcus Vale (Coordenador da Seara da Ciência) e João Arruda (Diretor da Casa de José de Alencar), bem como por Hector Briones (Diretor do Teatro Universitário), Paulo Mamede (Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional) e Wolney Oliveira (Diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira).

A questão das artes na constituição da UFC está presente desde os primeiros dias de sua existência, observa o Prof. Elvis Matos. Por esta razão, ele destaca que ações institucionais para incremento da dimensão artística na Universidade, contemplando os diferentes segmentos humanos que nela atuam em seus vários campi, são essenciais na atual conjuntura próspera da Instituição.

A Secult-Arte funcionará com estrutura composta por um secretário (a ser nomeado pelo Reitor da UFC), um servidor técnico-administrativo e bolsistas. Segundo o Prof. Elvis Matos, cumpridas as formalidades, a Secretaria deverá começar as atividades o mais breve possível. Elencou como primeiras ações, realizar o primeiro "censo das artes" da UFC; um seminário de reflexão sobre arte; reconstituir a trajetória das artes na Instituição e instituir um bureau de projetos artísticos.

Fonte: Prof. Elvis Matos, presidente da Comissão de Criação da Secult-Arte-UFC - (fone: 85 3366 9222)