Brincantes Cordão do Caroá encerra ciclo natalino no Dia de Reis

Imagem: Apresentação do Cordão do Caroá.O programa de extensão Brincantes Cordão do Caroá, da UFC, encerra o ciclo de apresentações natalinas hoje (6), Dia de Reis. A partir das 18h, a Reitoria da UFC será palco de uma grande festa de valorização da tradição popular. A apresentação contará com a participação de diversos mestres e brincantes de grupos populares, como o Mestre Marcos (Palhaço Mateus), do Reisado Nossa Senhora da Saúde da comunidade da Varjota; Mestra Fátima (Reisado Nossa Senhora Aparecida), da comunidade do Mercado Velho; Mestre Zé Pio (Boi Ceará), da Comunidade das Goiabeiras; e Mestre Ciro do Boi Juventude, da Comunidade do Pirambu.

Há 11 anos o Cordão do Caroá realiza atividades de pesquisa e extensão, além de apresentações culturais, pautado na cultura de tradição oral cearense e nordestina. O grupo surgiu na Faculdade de Educação, no ano 2000. Em 2003, tornou-se programa de extensão da UFC e atualmente conta com seis bolsistas, sendo coordenado pelo Prof. Erwing Schrader.

Ampliando horizontes, em setembro passado o Cordão do Caroá se apresentou em Portugal, no Congresso Internacional de Turismo, Lazer e Cultura "Destinos, Sustentabilidade e Competitividade", atendendo a convite da Universidade de Coimbra.

Fonte: Ezequias Arruda, do Programa de Extensão Brincantes Cordão do Caroá/UFC - fone: 85 8836 0958