Vídeo de estudantes da UFC é exibido no “Curta o Gênero”

“Manobrando o gênero”, vídeo de estudantes do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC, será exibido no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no domingo (11), às 19h, como parte da programação da mostra “Curta o Gênero 2012”.

Com roteiro dos estudantes Juliana de Oliveira Barros, Ana Beatriz Ferreira, Antônio Freitas Neto e Deuziane Frota de Brito, “Manobrando o gênero” integra os 24 títulos selecionados entre os 94 que concorreram à mostra. O trabalho foi concebido na disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação Física, sob a orientação da Profa. Tatiana Zylberberg.

O curta metragem de 11 minutos, produzido em novembro de 2011, versa sobre a prática de patins “in-line” como possibilidade de abordar comportamentos, vestimentas, linguagens, estigmas, diferenças culturais e os discursos de homens e mulheres adeptos à patinação. Usando imagens capturadas no Skate Park do Cocó, em Fortaleza, e no Skate Park do Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia, o vídeo também mostra vozes e manobras que dialogam sobre a construção cultural do gênero no esporte. Mais informações no site www.curtaogenero.org.br.

Fonte: Prof. Cavalcante Júnior, coordenador do Laboratório de Estudos das Possibilidades de Ser do IEFES/UFC - (fone: 85 3366 9533)