Reinaugurados Refeitório do Benfica e Residência Universitária

Reitor Jesualdo Farias na reinauguração do R.U. BenficaForam reinaugurados, na última sexta-feira (9), o Refeitório do Campus do Benfica e a Residência Universitária 125, situada na Rua Paulino Nogueira. A solenidade foi conduzida pelo Reitor Jesualdo Farias e pela Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Clarisse Ferreira Gomes.

"Temos a segurança e o orgulho de dizer que a Universidade Federal do Ceará é pioneira na assistência estudantil no Brasil", afirmou a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Clarisse Ferreira Gomes, ao falar, no ato de reinauguração. A Pró-Reitora observou que o tempo passou, a UFC cresceu, enfrentou dificuldades de diversas ordens “mas permaneceu, sempre, com o propósito de promover o bem-estar dos seus estudantes”.

O Reitor Jesualdo Farias deu destaque às ações voltadas para os estudantes, como as reformas das residências universitárias, a construção de uma nova residência no Campus do Pici com capacidade para 198 moradores, e a politica adotada nos campi da UFC no Cariri, Sobral e Quixadá para atender os alunos. Referiu-se, ainda, à radical reforma que está sendo realizada no Restaurante do Pici, onde estão sendo investidos R$ 2 milhões.

Segundo Jesualdo Farias, as ações voltadas para os estudantes devem se ampliar e está previsto para ser iniciada ainda este ano a construção de um Complexo Poliesportivo, no Campus do Pici, assim como mais uma residência universitária, no Benfica, além da conclusão do refeitório do Campus de Porangabuçu.

Expondo o que foi feito no refeitório do Benfica, a Profª Clarisse Ferreira Gomes disse que a área interna foi adaptada com um layout moderno e dentro dos padrões técnicos para ser utilizada como um espaço de capacitação, tanto para estudantes de cursos da UFC como para a comunidade. No momento está sendo estruturado para a realização de aulas práticas de disciplinas da Gastronomia, enquanto as instalações do curso ficam prontas.

A Pró-Reitora contou um pouco da história do RU, que funciona naquele local desde 1971 e hoje oferece um ambiente  confortável, amplo, moderno, servindo refeição de qualidade. No almoço, são servidas uma média de 2.200 e no jantar (serviço oferecido desde o  começo deste mês), cerca de 420 refeições. Para os estudantes que moram nas residências universitárias é oferecido café da manhã.

Os estudantes Anderson Ávila e Felipe Quintiliano, Diretor e Ex-diretor da Residência Universitária 125, também falaram nos atos de reinauguração. Anderson Ávila, aluno do curso de Bacharelado em Matemática, relembrou o ano que tiveram de ficar morando em outros locais enquanto a reforma da 125 não ficava concluída, "ansiosos para voltar". Afirmou que a convivência coletiva oferece muito aprendizado e responsabilidade. Felipe Quintiliano, estudante de História, ressaltou que os avanços que acontecem na política de assistência estudantil "não são dados" , e sim, conquistas da classe estudantil. Os dois agradeceram aos servidores da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, principalmente ao pessoal de apoio, que "nos atende até nos finais de semana".

Reinauguração da REU com a presença do Reitor Jesualdo FariasA Diretora dos restaurantes, Tânia Lacerda Maia, se disse feliz por entregar à comunidade um equipamento dentro dos padrões técnicos e de conforto, e destacou que a UFC compreende que, além da necessidade de oferecer formação acadêmica, tem também de proporcionar um bom acolhimento a seus estudantes.

RESIDÊNCIA – A residência universitária da Praça da Gentilândia, conhecida como REU na época de sua instalação, em 1966, é dotada agora de sala de estudo individual, sala de estudo em grupo, espaço de convivência (com mesas de jogos e televisão), lavanderia, sala de informática, gabinete da diretoria e copa. Seus quatro andares são interligados por elevador e escadas. Abriga 76 estudantes. O projeto de reforma, assinado pelos arquitetos Magda Campelo e Newton Becker, da Coordenadoria de Obras e Projetos da UFC, teve o cuidado de manter a originalidade do prédio.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7330)