Alunos de Medicina promovem manifestação no aterro da Praia de Iracema

Estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará unem-se a alunos dos demais cursos de Medicina da Capital e realizam manifestação nesta quarta-feira (21), a partir das 8h, no aterro da Praia de Iracema, em frente ao Ideal Clube. É uma reação de protesto ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

Participam também estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Faculdade Christus. De acordo com Everton Rodrigues, o Provab é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Consasems). De acordo com a Resolução nº 3 da Comissão Nacional de Residência Médica, de 16 de setembro de 2011, médicos que tiverem participado do Provab serão bonificados na seleção para Programas de Residência Médica com 10% de acréscimo em sua pontuação, por cada ano de atuação no programa. A decisão já vale para este ano.

Segundo o estudante, tal medida fere os princípios da isonomia e da igualdade nos certames públicos (dentre os quais se enquadra a seleção para Residência Médica), além de anular a seleção por meritocracia, já que o desempenho do candidato no exame não seria o único fator decisivo para sua aprovação.

Dentre os objetivos do Provab, estão o aumento da presença médica em municípios com carência de profissionais de saúde e, consequentemente, a melhoria dos serviços de saúde nestas localidades. “No entanto, as ações do programa são paliativas e eleitoreiras. O grande problema para fixar profissionais nos municípios do Interior, que têm a atenção básica deficiente, é a falta de condições de trabalho. O que valoriza a atenção básica são investimentos em infraestrutura, equipamentos e novos concursos”, afirma Everton Rodrigues.

Os participantes do movimento sairão do aterro da Praia de Iracema em passeata até a Secretaria Estadual de Saúde (Av. Almirante Barroso, 600 – Praia de Iracema), onde será divulgada uma carta-manifesto.

Fonte: Everton Rodrigues, estudante de Medicina da UFC - (fone: 85 8515 1066)