Reitor inaugura unidades no Hospital Universitário Walter Cantídio

Reitor no HUWCA manhã de quarta-feira (21) foi marcada por uma série de inaugurações no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Em solenidade conduzida pelo Reitor Jesualdo Farias, foram entregues diversas unidades do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará.

Foram inauguradas as unidades de Psiquiatria e Endoscopia, que passaram por uma reforma, os novos Centro de Controle de Infecção Hospitalar e sala dos residentes, além da Unidade de Terapia Intensiva, que foi reestruturada e, hoje, conta com seis leitos. Na ocasião, foi também realizada a entrega simbólica de kits de manequins que serão utilizados no Laboratório de Habilidades. O projeto atua junto aos estudantes de Medicina da UFC na abordagem de patologias clínico-cirúrgicas de forma interativa. São quatro kits que serão utilizados no preparo dos estudantes de Fortaleza e um kit para cada curso de Medicina da Universidade no Interior, em Sobral e Barbalha.

Cada kit é composto por 12 manequins, sendo três torsos para intubação, acompanhados de laringoscópios; três manequins de simulação de gravidez; três manequins de simulação de maternidade para avaliação de trabalho de parto e três braços para sutura com o material cirúrgico necessário e fio de sutura.

Segundo informações do diretor administrativo do HUWC, Adolfo Férrer, foram investidos cerca de R$ 2 milhões na obra, recursos estes oriundos do próprio orçamento do Hospital. A unidade de endoscopia foi totalmente reequipada e conta, agora, com cinco leitos. A psiquiatria ganhou mobiliário e design arquitetônico mais modernos, assim como o Centro de Controle de Infecção Hospitalar e sala dos residentes.

Reitor no HUWCNa UTI, o trabalho visou a uma adequação às normas estipuladas para credenciamento dessas unidades. Como afirma o diretor administrativo, as inauguração precedem uma série de modificações positivas no Hospital: “Em breve será concluído o bloco de Radiologia que contará com um equipamento de ressonância, que custou R$ 1,7 milhão. Será o segundo do estado a funcionar em um hospital público. No segundo semestre deste ano também receberemos um tomógrafo”, detalha.

Compuseram a mesa do evento o Reitor Jesualdo Farias; o vice-reitor, Henry Campos; o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Florentino Cardoso; o diretor assistencial do HUWC, Eugênio Lincoln Maia; o diretor da Faculdade de Medicina, Luciano Moreira; a diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Maria Goreti Rodrigues; a diretora de serviços técnicos compartilhados do HUWC, Eugenie Néri, e o novo diretor da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Carlos Augusto Alencar Júnior.

“Hoje é o início de uma nova fase da nossa Instituição; mostra o interesse na melhoria do serviço para a comunidade. Há um esforço enorme na direção da UFC juntamente com o grupo de gestão do Hospital no sentido de sermos cada vez melhores na capacidade de produção de profissionais em todos os campos, não só o médico”, destacou, no evento, o diretor assistencial do HUWC, Eugênio Lincoln Maia.

Em seu discurso, o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Florentino Cardoso, abordou as atividades que têm sendo feitas para conciliar as atuais obras com o funcionamento do HUWC: “São intervenções que causam certos transtornos, mas que nos fazem vislumbrar um futuro alvissareiro”, comentou.

O Reitor Jesualdo Farias, em sua fala, informou acerca das ações no sentido de melhorias na gestão do Complexo Hospitalar, como o projeto com a FGV Saúde, que traçou o perfil de investimentos de recursos oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), da ordem de R$ 158 milhões.

De acordo com o Reitor, em torno de R$ 15 milhões já foram investidos em reformas no HUWC e MEAC e a previsão é que, em breve, mais de R$ 100 milhões sejam aplicados em reformas e expansões. “Isso tudo é resultado de um trabalho coletivo de toda a comunidade universitária e só existe uma forma de conquistar todos os sonhos acerca do nosso Complexo que é reconhecer o seu benefício social”, afirmou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)