Residência Médica Unificada inscreve até 15 de janeiro para seleção

Estão abertas, até 15 de janeiro, as inscrições para a turma 2012 da Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará (SURCE). Os interessados devem inscrever-se exclusivamente pela Internet. Serão ofertadas 300 vagas para acesso direto de graduados em Medicina e 148 que exigem pré-requisito (especialização anterior).

A taxa de inscrição é de R$ 550,00, mas é possível solicitar isenção, nos dias 9 e 10 de janeiro, pelo mesmo site. Trata-se da primeira edição unificada do processo, viabilizado através de convênio firmado entre as seguintes instituições: Universidade Federal do Ceará, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, Instituto Dr. José Frota, Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Secretaria de Saúde e Ação Social do Município de Sobral, Faculdade de Medicina de Barbalha, Faculdade de Medicina de Sobral, Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Faculdade de Medicina de Juazeiro, Hospital Santo Inácio e Hospital São Lucas, Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV).

As vagas, disponíveis nas instituições conveniadas e credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Medica do Ministério da Educação (CNRM – MEC) serão preenchidas por ordem de desempenho dos candidatos. De acordo com o Prof. Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, Coordenador dos Programas de Residência Médica da UFC, a melhoria na formação será uma consequência das transformações no processo seletivo. "Elas tornarão o Ceará uma das referências nacionais em treinamento de médicos", assegura.

O Dr. Renan Montenegro Júnior, Coordenador de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários da UFC, informa que a proposta se coaduna com as diretrizes dos ministérios e proporciona melhor aproveitamento do candidato em relação às vagas. "Enxergamos como o início de um processo de integração entre os programas de residência onde serviços de diferentes instituições possam cooperar em termos de formação de um mesmo residente", define.

O edital pode ser acessado aqui.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do Hospital Universitário da UFC - fone: 85 3366 8186 / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.