Banco de Leite da Maternidade-Escola faz 24 anos e pede doações

O Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), vinculada ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, comemora 24 anos de funcionamento na próxima sexta-feira (23). O aniversário será também um momento para sensibilizar a sociedade a doar leite humano, que atende às necessidades de bebês prematuros, com baixo peso ou que estejam internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI).

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano da MEAC, enfermeira Sabrina Rocha, no período de dezembro a março, devido às férias, há uma tendência a queda na coleta de leite. Durante esses meses, é comum que muitas doadoras cadastradas viajem ou utilizem o leite estocado para o consumo do próprio filho.

"Diante da crescente demanda da Unidade Neonatal, estamos preocupadas com a distribuição do leite humano durante e após o próximo feriado (Semana Santa), pois necessitamos diariamente de uma média de 3 litros para o consumo dos bebês internados", comentou Sabrina, acrescentando: "No momento, estamos com cerca de 30 litros, estoque insuficiente para suprir a demanda".

Para reverter o quadro, a MEAC pede a doação de leite materno. Podem doar as mulheres que estejam amamentando, tenham leite excedente e não estejam tomando medicamentos. Todo leite humano doado passa por um processo de pasteurização, é submetido a controles de qualidade e distribuído aos bebês atendidos na Unidade Neonatal da MEAC.

As doações podem ser feitas no Banco de Leite (Rua Papi Júnior, s/n - Rodolfo Teófilo) de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A coleta também pode ser acontecer na residência da doadora. Mais informações pelo telefone 3366.8509.

Fonte: Banco de Leite da MEAC - (fone: 85 3366 8509)