Formação para a docência é tema do IV Seminário de Gestão

Com o tema "Formação para a Docência no Ensino Superio", teve início, na quinta-feira (22), o IV Seminário de Gestão Acadêmica da UFC. A metodologia adotada foi a discussão em grupos, centrando debates na aprendizagem cooperativa como estratégia para gerar protagonismo e autonomia para a aprendizagem.

Na abertura do evento, que se realiza até hoje (23) no Marina Park Hotel, o Reitor Jesualdo Farias afirmou que a UFC é uma Instituição jovem e em permanente crescimento, que tem pela frente a obrigação de encontrar soluções criativas no que diz respeito a ensinar e aprender.

O Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, falou dos desafios a serem enfrentados, não apenas os relacionados à infraestrutura, renovação do quadro de docentes ou criação de novos cursos de graduação e pós-graduação, mas sim de revolucionar o ensino, a aprendizagem, e fazer com que todos "nos reencantemos com a Instituição".

Na ocasião, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino Farias, informou sobre o Programa de Bolsas Jovens Talentos, recém-lançado pela Capes e CNPq, e que oferece seis mil bolsas para estudantes que ingressaram neste ano nas Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. As inscrições prosseguem até hoje (23).

O Reitor Jesualdo Farias voltou ao ano de 2007 para lembrar que o então Reitor Ícaro Moreira dizia ser necessário "criar uma nova Universidade entro da UFC " e aproveitou para prestar contas de sua gestão, ao lado do Vice-Reitor Prof. Henry Campos. Pontuou aspectos relevantes de infraestrutura e de recursos humanos, sempre ressaltando que os avanços dos últimos quatro anos se devem a uma política do governo federal que deu atenção ao ensino superior público e na UFC, especificamente, a um trabalho coletivo da comunidade acadêmica.

O IV Seminário de Gestão, coordenado pelo Prof. Cláudio Marques, será encerrado hoje (23), com a síntese geral dos trabalhos dos dois dias a ser transmitida, ao vivo, pelo Programa CASa Aberta, da Rádio Universitária FM.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)