Procurar no portal

Helena Pitombeira recebe o título de Professor Emérito

A Profª Helena Pitombeira recebeu das mãos do Reitor Jesualdo Farias o título de Professor Emérito da UFC, em solenidade realizada na noite de quinta-feira (22), na Reitoria. A honraria foi concedida à homeageada pelo muito que representa como docente, pesquisadora e gestora da Instituição.

Profª Helena Pitombeira recebendo título de Professor Emérito da UFCA Profª Helena fez um discurso pautado pela emoção, lembrando os 54 anos em que frequenta o Campus de Porangabuçu, que, como disse, parodiando Mário Quintana, "é seu céu e seu chão". Gratidão foi outro traço da fala da Profª Helena Pitombeira, que fez questão de agradecer, inicialmente ao Prof. Henry Campos, propositor da concessão do titulo, aos colegas de Departamento, que endossaram a proposta, e aos membros do Conselho Universitário, que aprovaram a indicação. Agradeceu aos familiares, a começar por sua mãe, Dona Beatriz, que, aos 103 anos, se fez presente à solenidade, e àqueles a quem chamou de "pessoas imprescindíveis" em sua vida.

Ao fazer a saudação inicial, o Prof. Luciano Bezerra Moreira, Diretor da Faculdade de Medicina, fez um resumo das atividades profissionais da Profª Helena, que se graduou em Medicina, pela UFC, em 1963, e onde seguiu a carreira docente, ingressando no então Departamento de Clínica Médica. Na Administração Superior, exerceu as funções de Vice-Reitora e Pró-Reitora.    

A homenageada fez dois pós-doutorados – nas universidades de Paris VII e Paris XII – na área de Hematologia. Em 1980, foi aprovada em concurso para Professor Titular do Departamento de Medicina Clinica. Também na Faculdade de Medicina da UFC, exerceu as funções de Coordenadora do curso de especialização em Hematologia e Hemoterapia, sendo a responsável maior pela implantação do mestrado em Clinica Médica, do qual foi Coordenadora.

Helena Pitombeira recebe o título de Professor EméritoSeu envolvimento com a pesquisa e pós-graduação lhe fizeram participar de mais de 30 bancas de comissões julgadoras em concursos públicos para docentes, médicos especialistas e professores titulares e foram 27 suas participações em bancas de teses de mestrado e doutorado, disse o Prof. Luciano Moreira. No entanto, "a grandeza de Helena não se mede apenas pela sua produção acadêmica formal, e sim, muito mais, pela beleza nata de sua personalidade, caracterizada pela simplicidade de atos e atitudes, pela forma polida e cortês no tratar com todos no cotidiano", afirmou.

LEMBRANÇAS – Afirmando que aquele era um momento de felicidade muito especial, Helena Pitombeira mostrou, em sua fala, o que entende ser o professor e o médico. "O professor ajuda a olhar o mundo novo que se descortina na vida dessas quase crianças que entram na Faculdade com 17,18 anos"; "a Medicina é a mais ambiciosa de todas as profissões, porque busca o poder de influir sobre a quantidade e a qualidade da vida, coisas que, em principio, só ao Criador cabe fazer". E complementou dizendo que "a Medicina é, também, a mais dinâmica profissão, porque incorpora o conhecimento de todas as outras".

A Profª Helena falou do passado, evocou lembranças, mas admitiu que "o hoje é infinitamente melhor do que o ontem". Citou a incorporação de tecnologia à medicina, qualidade de vida, liberdade de expressão, relações interpessoais e "contamos com algo excepcional que é o nosso patrimônio de experiências". E em seguida lançou um questionamento que "exige reflexão para quem está em formação médica e para quem se intitula formador de médicos: será que todo esse progresso está tornando o homem mais feliz?"

FULGURANTE PERSONALIDADE - Assegurando que aquele era um dos momentos em que a vida acadêmica reserva "grande satisfação e emoção", quando "os ritos ganham significados e nos ensejam a oportunidade de reconhecer o mérito e agradecer", o Prof. Jesualdo Farias iniciou sua fala-homenagem à Profª Helena Pitombeira. Disse ele: “Este ato, carregado de simbolismo, nos proporciona a ocasião de dizer à Professor Helena o quanto ela é importante para nós, o quanto ela é querida pelos seus pares, pelos seus alunos e pelos servidores técnico-administrativos". E acrescentou: "Helena tem o condão de despertar o bem-querer de todos os que dela se a-proximam. Ninguém atravessa incólume a área de abrangência de suas palavras, do seu olhar, do seu sorriso. Todos são capturados por sua fulgurante personalidade, pela brilhante inteligência – que se externa sem presunção nem soberba – e pela capacidade de atrair as pessoas e construir laços".

Dirigindo-se diretamente à homenageada, o Reitor concluiu sua fala afirmando: "o título de Professor Emérito é o mais merecido que já lhe foi outorgado. Receba-o como materialização da nossa sincera e eterna gratidão".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300