Procurar no portal

Inaugurado primeiro bloco didático do Campus de Quixadá

Inaugurado na última segunda-feira (26) o primeiro bloco do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, onde funcionarão os cursos de Engenharia de Software, Redes de Computadores e Sistemas de Informação. O Reitor Jesualdo Farias, na ocasião, destacou a importância da instalação de campi no Interior do Estado.

O Prof. Jesualdo frisou que a UFC leva não apenas formação acadêmica, mas forma lideranças para um futuro próximo. Dizendo-se muito feliz e assegurando que viveria as emoções daquele momento, o Prof. Davi Romero de Vasconcelos, Diretor do respectivo Campus, centrou sua fala em três pontos: homenagem, agradecimento e celebração. Recordando o esforço do então Reitor Ícaro Moreira no sentido de criar o Campus de Quixadá, o Prof. Davi Vasconcelos assegurou que nada seria mais justo que dar seu nome ao bloco recém-construído.

Em seguida, o Diretor agradeceu a todos os envolvidos naquela conquista, inclusive estudantes e servidores técnico-administrativos, que compreenderam as dificuldades enfrentadas para a construção da infraestrutura. Fez um agradecimento especial ao Reitor Jesualdo Farias, destacando que sua gestão se caracteriza pelo pragmatismo e eficiência. Enfatizou, ainda, o trabalho de todos os Pró-Reitores e da equipe da Coordenadoria de Obras e Projetos, além do apoio dos familiares que, tão ansiosos quanto ele, aguardavam a inauguração daquela unidade. Finalmente, disse celebrar o momento não somente por ver nele a concretização do desejo de muitos, mas por saber que a Instituição está formando profissionais de qualidade. Finalizou dizendo que dois alunos  recém-formados do Curso de Sistemas de Informação haviam sido recentemente aprovados mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Em seu pronunciamento, o Reitor Jesualdo Farias recordou o lançamento da pedra fundamental do Campus, em 2007, que contou com a presença do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O dirigente aproveitou para destacar a colaboração do então Prefeito de Quixadá, Ilário Marques (presente à solenidade  juntamente com a Deputada Raquel Marques), e do apoio que a UFC sempre recebe de membros da bancada federal cearense, como o Senador José Pimentel.

Lembrando que a Universidade Federal do Ceará é formada por aproximadamente 50 mil pessoas – incluindo estudantes, professores e servidores técnico-administrativos – o Prof. Jesualdo Farias salientou que, entre os 184 municípios cearenses, "apenas 32 possuem população igual ou maior do que a nossa comunidade acadêmica". Observou que a Instituição difere de outras cidades por ter demandas específicas e diferenciadas. Acrescentou que o crescimento da UFC nos últimos quatro anos foi expressivo e que tal expansão continua, com o acréscimo dos campi de Russas e Crateús, cujos "trabalhos de implantação já começaram a sair do papel".

Por fim, parabenizou a todos que compõem o Campus de Quixadá e assegurou que, em 2013, serão inaugurados o segundo bloco didático e o espaço de convivência. A solenidade foi encerrada com a execução do hino nacional pela banda de música Mestre Nabor Crebilon, sob regência do maestro José Ferreira Filho. Em seguida, foi descerrada a placa alusiva ao evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300