Personalidades recebem Medalha do Mérito Educacional na UFC

A Universidade Federal do Ceará realiza entrega da Medalha do Mérito Educacional à Profª Ana Estela Haddad, da Universidade de São Paulo, e ao Prof. Francisco Eduardo de Campos, da Universidade Federal de Minas Gerais. A solenidade ocorre nesta quinta-feira (29), às 19h, na Reitoria.

A comenda concedida a Ana Estela Haddad foi proposta pelo Conselho Departamental da Faculdade de Medicina e teve como relator o Prof. Luciano Moreira, Diretor da Faculdade de Medicina. Os conselheiros destacaram a contribuição da homenageada para a implantação de um conjunto de políticas para a educação dos profissionais de saúde que ajudaram na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A honraria é oferecida ao Prof. Francisco Eduardo de Campos por sua contribuição à educação médica.

Ana Estela Haddad é graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo, tendo mestrado e doutorado em Ciências Odontológicas pela mesma instituição, onde é ligada ao Departamento de Ortodontia e Odontopediatria. Foi Assessora do Ministro da Educação (2003-2005), tendo sido uma das idealizadoras e participado da implementação do Programa Universidade para Todos (Prouni). Atuou nos trabalhos relacionados à promulgação da Lei nº 10861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Como Diretora de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, posto que ocupou de 2005 a 2010, atuou na concepção do Pró-Saúde, Telessaúde Brasil, na criação e coordenação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), pela Política Nacional de Educação na Saúde e pelo Programa de Educação pelo Trabalho em saúde - PET Saúde. Atualmente ocupa o cargo de Diretora de Programas e responde como Secretária-Substituta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

Francisco Eduardo Campos foi Secretário de Educação da Gestão e do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde, mas desde 2010 assumiu a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Graduado em Medicina, tem doutorado em Saúde Pública e integra o corpo docente Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, como professor titular.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7330)