Procurar no portal

Empossados docentes para campi de Fortaleza e Cariri

Tomaram posse na manhã de terça-feira (27) nove professores que passam a integrar o corpo docente da Universidade Federal do Ceará e que irão exercer suas funções nos campi da Instituição, em Fortaleza e no Cariri. A solenidade foi realizada no gabinete do Reitor Jesualdo Farias, que deu as boas-vindas aos recém-empossados.

O dirigente  desejou a todos uma “bonita trajetória” na UFC e destacou como especial o momento por estar empossando duas colegas que agora chegavam ao ponto mais alto da carreira docente, que é o de professor titular. Foram elas as professoras de Medicina Clínica Lucia Libanês Bessa Campelo Braga e Marta Maria das Chagas Medeiros.

Após a leitura do termo de posse e assinatura do documento por cada um dos empossados, o Superintendente de Recursos Humanos, Fernando Henrique Carvalho,  comunicou que em abril, em data a ser divulgada brevemente, será realizado Seminário de Ambientação, quando falarão para os novos professores o Reitor e todos os Pró-Reitores.

Jesualdo Farias  aproveitou a ocasião para traçar um panorama da UFC hoje, “para que vocês possam se inteirar da dimensão da instituição na qual estão ingressando,  que é uma das dez melhores do País”. Acrescentou que eles estavam entrando em um bom momento, momento rico, no qual a UFC aparece muito bem situada no ranking das Instituições Federais de Ensino Superior e já consta, até, em ranking internacional.

Comparando a UFC com uma cidade de aproximadamente 50 mil habitantes, o Prof. Jesualdo Farias observou que as diferenças  entre a "cidade-UFC" e as demais são a complexidade das atividades  e a cobrança de sua comunidade. Informou, também, que o orçamento da Universidade é de R$1 bilhão anual. Mostrando a UFC em números, disse que  atualmente são  1.890 professores efetivos, dos quais 1.260 com doutorado; 5 mil bolsas distribuídas, cerca de 7 mil refeições fornecidas/dia nos restaurantes universitários; 500 estudantes acolhidos em residências universitárias e mais 150 atendidos com auxílio-moradia nos campi do Interior.

O Reitor deu destaque ao sistema de Bibliotecas, que no último ano adquiriu 21 mil títulos e um total de 70 mil exemplares, bem como aos equipamentos culturais, como Museu de Arte (MAUC), Seara da Ciência, Casa Amarela Eusélio Oliveira, Teatro Universitário e Casa de José de Alencar. Falou também das Casas de Cultura e da vocação da UFC para a extensão, assegurando que, pelo menos, um milhão de pessoas no Estado são atendidas  por algum dos programas extensionistas.

DOCENTES - São os seguintes os novos professores: Aldeney Andrade Soares Filho (Departamento de Engenharia de Pesca); Claudia Teixeira Marinho (Departamento de Arquitetura e Urbanismo); Darlan Rabelo Girão (Departamento de Matemática); Diego de Sousa Guerra e Ingrid Mazza Matos Ramos (Curso de Administração) e Thais Tavares Sampaio (Curso de Medicina  do campus do Cariri) e Márcio Mendes (Departamento de Geologia).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7330 / 3366 7331)

Fotos: Júnior Panela

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300