Encaminhadas providências para conter prejuízos na Estação de Piscicultura

Definidas, em reunião realizada quinta-feira (29), soluções com relação aos prejuízos causados nas pesquisas da Estação de Piscicultura e no Centro de Biotecnologia em Aquicultura. Os danos ocorreram devido à obstrução do canal do sangradouro do açude Santo Anastácio, no Campus do Pici.

A reunião envolveu alunos, professores, Diretoria do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará e  Prefeitura do Campus do Pici. O encontro culminou com alguns encaminhamentos e providências por parte da Pró-Reitoria de Administração. A Prefeitura do Campus irá realizar a escavação de dois poços profundos, reforma da cerca, revisão da iluminação elétrica e religação da água com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

O Departamento de Atividades Auxiliares da UFC retomou a limpeza hoje para retirada de peixes mortos e de vegetação no entorno da Estação de Psicultura, e irá solicitar a avaliação da situação de algumas árvores do local à Secretaria Executiva Regional III. A Coordenadoria de Obras e Projetos da UFC realizará laudo técnico sobre a unidade atingida, além de conduzir estudo sobre a estrada de acesso. Será ainda promovida a recuperação do sangradouro existente e elaborado projeto de melhoria da Estação.

Conforme o Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, o prejuízo maior nas pesquisas recaiu em um doutorando que estuda melhoramento genético da tilápia, cujos experimentos de quase um ano foram perdidos. Além disso, cerca de 8 mil alevinos foram levados pelas águas. Um tanque da Estação de Psicultura foi danificado, mas, de acordo com ele, será devidamente recuperado.

Fonte: Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFC - (fone: 85 3366 9732)