UFC reconhece o trabalho de dois professores com a Medalha do Mérito Educacional

Em solenidade realizada na noite dessa quinta-feira (29), no Auditório da Reitoria, os professores Ana Estela Haddad, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, e Francisco Eduardo de Campos, da Universidade Federal de Minas Gerais, receberam a Medalha do Mérito Educacional da Universidade Federal do Ceará. "Trata-se, de nossa parte, de reconhecer o mérito e agradecer a esses dois educadores pelo extraordinário apoio oferecido à nossa Instituição e à universidade pública brasileira de um modo geral", afirmou o Reitor Jesualdo Farias, na ocasião.

Ana Estela HaddadO Vice-Reitor Henry de Holanda Campos destacou que a dupla premiação homenageia o trabalho conjunto desenvolvido por estes dois educadores, no período de 2006 a 2011, na Secretaria de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. Disse ainda que o trabalho dos professores trouxe incomensuráveis benefícios à comunidade acadêmica e aos cursos da área de saúde de todo o País, e que “constitui, também, o alicerce principal para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde, o nosso SUS. Das mais acertadas, portanto, a decisão do Conselho Universitário da UFC de concessão da Medalha do Mérito Educacional aos dois professores”, complementou.

Quando agradeceu a honraria, a Profª Ana Estela Haddad disse que era grande a satisfação pessoal, mas disse sentir que não estava recebendo sozinha a homenagem; esta se estendia a uma equipe que com ela trabalha. Teceu elogios à Universidade Federal do Ceará, instituição que já conhece há algum tempo, quando pela parceria que tinha, ainda como docente, com a Faculdade de Odontologia. Ela enalteceu o trabalho do Prof. Henry Campos, no âmbito do ensino médico, "que, com generosidade, compartilha seu conhecimento profissional e de vida".

O Prof. Francisco Eduardo de Campos, em seu discurso de agradecimento, afirmou que "a construção da saúde pública brasileira passa pelo Ceará e por essa Universidade". E mostrando conhecer nomes da medicina cearense, passou a citar os médicos Galba Araújo - "não se fala em saúde pública e parto humanizado sem falar em Galba", garantiu -, Antero Coelho Neto (presente ao evento), Walter Cantídio, Carlile Lavor e Dover Cavalcante.

Francisco Eduardo de CamposEm seus agradecimentos, os dois homenageados tiveram um ponto em comum: o propósito de seguir em frente em suas respectivas atividades. "É bom saber que podemos dividir o trabalho para continuar  fazendo o melhor", disse Ana Estela Haddad, garantindo que se considera "uma amiga da UFC". Já o Prof. Francisco Eduardo de Campos, depois de se dizer honrado por receber "tão importante  homenagem de uma Casa tão importante", afirmou que prosseguirá em seus propósitos.

QUEM SÃO – Ana Estela Haddad nasceu em São Paulo. Graduou-se em Odontologia na USP, onde também fez especialização, mestrado e doutorado e galgou, em dezembro passado, a Livre Docência. Fez estágio de pós-graduação na McGill University, no Canadá. Iniciou a vida pública em Brasília, no Ministério da Educação, onde exerceu protagonismo na concepção do PROUNI.

Francisco Eduardo de Campos nasceu na cidade de Pompeu, em Minas Gerais. Desde 1978, é professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, onde, em 2008, foi aprovado como Professor Titular. Criador do Internato Rural em Medicina, na UFMG, participou da linha de frente de todos os movimentos em prol da saúde no Brasil, desde o final dos anos 1970, sendo pioneiro na concepção e defesa da estratégia de atenção primária em saúde.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)

Fotos: Francisco Menezes