Curso de Design exibe filme acessível na Casa Amarela

O Curso de Graduação em Design, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, promove nesta segunda-feira (2), a partir das 18h, exibição de versão audiodescrita do filme "O Grão", do cineasta cearense Petrus Cariry.

A atividade ocorre na sala Benjamin Abrahão da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 – Benfica) e é direcionada aos estudantes da disciplina Projeto I do respectivo curso, com sessão aberta ao público.

Na ocasião, o filme será exibido somente com o processo de audiodescrição, técnica de descrição clara e objetiva dos produtos audiovisuais que permite a acessibilidade destes conteúdos a pessoas que não enxergam. Para tanto, o evento consistirá em uma projeção sem imagens e terá como convidado o pesquisador Klístenes Braga, mestrando em Linguística Aplicada, integrante do Grupo de Legendagem e Audiodescrição (Lead) da Universidade Estadual do Ceará e um dos responsáveis pelo processo de audiodescrição do filme.

A exibição é iniciativa dos professores Anna Lúcia dos Santos, Daniel Cardoso e Diego Normandi, com o objetivo de sensibilizar os alunos e a comunidade para a questão da deficiência visual em diferentes graus, além de estimular o exercício prático da tradução intersemiótica, ou seja, da transposição entre linguagens.

Fonte: Prof. Diego Normandi, do Curso de Design da UFC - (fone: 85 3366 7492 / 9948 5852)