Labomar conclui 1º inventário sobre agrotóxicos no CE

O Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará finalizou o primeiro inventário com dados sobre os agrotóxicos lançados na Região da Bacia do Rio Jaguaribe, no Ceará. O resultado é fruto de estudos realizados durante o ano de 2011.

O trabalho foi feito por pesquisadores, mestrandos e bolsistas que integram o projeto “Agrotóxicos no semiárido cearense”. O inventário traz informações básicas como as classes químicas e os perfis toxicológico e ambiental dos agrotóxicos, tornando-se um instrumento necessário para estudos de avaliação do impacto de defensivos agrícolas na Bacia do Rio Jaguaribe.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Rivelino Cavalcante, o documento também é uma “ferramenta norteadora de políticas agrícolas, tais como a elaboração de plano de monitoramento ou programas de proteção do equilibro ambiental e da saúde do homem no campo”.

A partir do inventário, o Labomar iniciou uma avaliação do risco de contaminação dos recursos hídricos pelos agrotóxicos e ainda a elaboração de um mapa de sensibilidade ambiental. O inventário e os seus desdobramentos são desenvolvidos pelo curso de Ciências Ambientais do Labomar com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)l, além de participação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Fonte: Prof. Rivelino Cavalcante, do Curso de Ciências Ambientais - Labomar/UFC - (fone: 85 3366 7035)