UFC e Universidade do Arizona trabalham para ampliar convênio que existe há 40 anos

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), o Prof. Timothy Finan, da Universidade do Arizona (EUA), que, em nome da instituição norte-americana, expôs o interesse de ver ampliado convênio que existe entre as duas universidades há 40 anos.

Reunião do Reitor Jesualdo Farias com com o prof. Timothy FinanO encontro se deu no gabinete do Reitor com as presenças do Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, e da Profª Maria Elias Soares, Vice-Reitora da Unilab. "O atual momento vivido pelo Brasil é histórico", reconheceu o Prof. Timothy. Ele assegurou que a Universidade do Arizona pretende participar desse caminho positivo, entre outros meios, pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, que disponibiliza cerca de 100 mil bolsas para estudantes brasileiros que preencham os requisitos para estudar no exterior.

O Prof. Timothy Finan, que vem ao Ceará desde a década de 1970, quando fazia parte do programa Voluntários da Paz – "fiz a primeira horta de tomate em Guaraciaba do Norte", recorda –, retornou ao Estado para concluir dissertação de mestrado, novamente abordando tema ligado à hortifruticultura em Guaraciaba.

Ele informou, durante o encontro, que os pesquisadores atualmente se dedicam a analisar a relação que há da governança/gestão municipal com o enfrentamento dos problemas advindos da natureza. "Evoluíram do foco da vulnerabilidade", complementou. O tema desperta o interesse do Centro de Ciências Agrárias da UFC, o pioneiro na parceria com a Universidade do Arizona e que, agora, quer expandir e diversificar as ações, como disse o Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula.

O Reitor Jesualdo Farias assegurou que o convênio com a Universidade do Arizona será ampliado. Para que isso se concretize, serão assinados aditivos entre as duas instituições.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: 85 3366 7331