Inaugurada Residência Universitária do Campus do Pici

Imagem: Residência Universitária do Campus do PiciCom a presença do Reitor Jesualdo Farias e de outras autoridades universitárias, além de estudantes, foi inaugurada, sexta-feira (30), a Residência Universitária do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará.

A Profª Clarisse Ferreira Gomes, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, ressaltou, em seu discurso, a importância de um equipamento como aquele para "estudantes que necessitam do apoio institucional para permanecerem na Universidade e concluírem seus estudos".

A Residência, considerada a mais moderna do País, tem projeto do arquiteto Neudson Braga, da equipe da UFC, e abrigará 198 estudantes. Está estruturada em quatro pisos, dispondo de elevador convencional e um especial para usuários de cadeiras de rodas.

Os apartamentos - para dois estudantes cada um - têm armários, banheiro, frigobar, aparelho purificador de água (natural e gelada), mesas individuais para estudo e varanda.

Embora os residentes façam suas refeições no Restaurante Universitário, no prédio há uma cozinha e salão de refeições. O salão de jogos e uma sala para estudo coletivo ou reuniões está à disposição dos estudantes, erguidos em local com distância suficiente para não incomodar os que estão em seus apartamentos. Como elementos decorativos foram fixados, nas paredes externas, dois painéis feitos a partir de telas produzidas por alunos da UFC, explicou o Prof. Pedro Eymard, Diretor do MAUC, que sugeriu a decoração.

A Profª Clarisse Ferreira Gomes, em sua fala, referiu-se às histórias de luta e perseverança enfrentadas por muitos estudantes e suas famílias "na busca pela formação universitária e que são reveladas às assistentes sociais, pedagogas e psicólogas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por ocasião do processo de seleção para uma vaga nas residências universitárias". E complementou: "Quem conhece a realidade dos residentes, sabe o valor do Programa Residência Universitária para o futuro desses jovens".

Imagem: RefeitórioREIVINDICAÇÕES – Dirigindo-se aos presentes, o Reitor Jesualdo Farias disse das dificuldades para construir um equipamento como aquele, no qual foram investidos R$ 6 milhões e agradeceu o apoio que a Universidade tem recebido da bancada federal cearense, citando o Senador José Pimentel, presente ao evento. Não é fácil incluir no orçamento uma emenda para beneficiar uma instituição, quando se sabe que os parlamentares sofrem pressão de todos os lados, admitiu o Reitor.

Jesualdo destacou o bom momento que vive a Universidade pública brasileira e referiu-se ao início da luta pela concretização daquela Residência, quando ainda era o Vice-Reitor do Prof. Icaro Moreira, idealizador do projeto. Afirmando que sentia uma grande satisfação em participar daquela inauguração, o Prof. Jesualdo recordou o que eram, até pouco tempo, as reivindicações dos estudantes: consertar um bebedouro, reformar carteiras de salas de aula, entre outras.

Informou, ainda, sobre o andamento do refeitório do Campus de Porangabuçu, que deverá estar concluído no próximo semestre, de uma nova Residência no Campus do Benfica, e explicou como era feita a assistência estudantil nos campi de Sobral, Cariri e Quixadá, onde os estudantes recebem auxilio moradia.

Imagem: Salão de JogosCONQUISTA – Em nome dos residentes, falou Shirlene da Silva Castro, aluna do 7º semestre de Geografia. "Vou passar pouco tempo aqui", lamentou. Em seguida, falou da importância de uma residência universitária, recordando "as grandes dificuldades" que passaram em 2007. Atribuiu a conquista "ao movimento estudantil".

Dejylla de Castro Monteiro, aluna do 3º semestre de Economia Doméstica, aprova a estrutura da nova Residência e destaca o fato de a edificação proporcionar total acessibilidade para deficientes. Seu pais moram em Morro Branco (Beberibe) e seria difícil residir tão distante e estudar no Pici.

Fonte: Profª Clarisse Ferreira Gomes, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis - (fone: 85 3366 7440)

Fotos: Jr. Panela e Davi Pinheiro