Calourada pela Paz começou na UFC, Uece e Unifor

A III Calourada pela Paz prossegue até sexta-feira (13), nos três campi da UFC em Fortaleza, na Universidade Estadual do Ceará (Uece) e também na Universidade de Fortaleza (Unifor). Shows, palestras, oficinas, dança, teatro e campanhas de arrecadação de alimentos estão no programa.

A promoção é de estudantes das três universidades, integrantes do Movimento Estudantil Alfa e Ômega, iniciativa de jovens cristãos presente em mais de 190 países.

No dia 9 os organizadores percorrerão os campi para fazer divulgação entre os estudantes. A abertura oficial será na terça-feria (10) com atividades nas três instituições. Como parte da solenidade oficial de abertura, a escritora Gabriele Greggersem, doutora em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) fará, às 19h, no auditório da Reitoria da UFC, a palestra "Irrigando desertos: A utilização da literatura imaginária para a educação". Entre os livros de sua autoria estão "Antropologia Filosófica de C.S. Lewis" (Editora Mackenzie), "A Pedagogia Cristã na Obra de C.S. Lewis" (Editora Vida), "O Senhor dos Anéis: da imaginação à ética" (Editora Ultimato), e "A Magia das Crônicas de Nárnia I" (GW Editora).

A III Calourada da Paz terá duas atividades programadas para participação das três universidades. Na quinta-feira (12), das 16h30min às 19h30min, haverá confraternização geral de encerramento no campus da UFC do Benfica, no Bosque do Centro de Humanidades 1. Na sexta-feira (13), partir das 17h, está programada uma manifestação pela paz no cruzamento da Avenida da Universidade com 13 de Maio.

O propósito do evento, como consta no projeto dos organizadores, é "reconceituar a calourada no ambiente universitário de uma forma saudável e em busca de harmonia com o próximo, através de uma mensagem de paz".

O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é de vertente evangélica, mas, de acordo com José Barbosa, da comissão organizadora, é aberto a quem se interessar por valores como os que norteiam o projeto da calourada: parceria, amor, solidariedade, união, inovação e relevância cultural. A programação detalhada pode ser acessada no endereço eletrônico
www.calouradapelapaz.blogspot.com.br.

Fontes: Alunos integrantes da Comissão Organizadora da III Calourada pela Paz - José Barbosa - (fone: 85 8600 3792) / Rayane Laurentino - (fone: 85  8881 5787) / Carolina Marques - (fone: 85 8868 8145) / Reginaldo Correa - (fone: 85 8738 9448) e Naira Neves - (fone: 85 8651 4577)