UFC integra comitiva da Presidente Dilma em viagem aos EUA

A Universidade Federal do Ceará é uma das sete instituições de Ensino Superior do Brasil – a única do Nordeste – a integrar a comitiva que acompanha a Presidente da República, Dilma Rousseff, em viagem aos Estados Unidos. A missão, intitulada "Conferência Brasil-EUA: parceria para o século XXI", começou segunda-feira (9) fica aencerrada hoje (11). Na área das universidades, o objetivo é estreitar a relação entre os dois países nos campos do ensino, da ciência e da tecnologia.

O Governo quer aumentar o número de brasileiros estudando nos EUA. Por isso, se articula com a Casa Branca para que pelo menos um quinto dos cientistas do Programa Ciência Sem Fronteiras (o equivalente a cerca de 20 mil pesquisadores) façam intercâmbio em universidades e empresas daquele país.

O Ciência Sem Fronteiras incentiva a integração científica em todo o mundo, em diversas áreas do conhecimento, com bolsas-sanduíche da graduação ao pós-doutorado.

UFC PARTICIPA – Esta é a primeira vez que reitores acompanham uma comitiva presidencial no exterior. Os temas a serem tratados pelas universidades brasileiras serão: inovação e mercado de trabalho, cooperação em engenharia aeroespacial, Programa Ciência Sem Fronteiras, entre outros.

De acordo com o reitor da UFC, Jesualdo Farias, que integra a comitiva, "muitos desdobramentos surgirão a partir dos contatos e discussões realizadas ao longo dos debates e nos intervalos do evento. Tudo dependerá da habilidade dos participantes para a construção de uma nova cultura nas relações entre governo, universidades e setor empresarial".

Para o Reitor da UFC, a “participação dos Reitores demonstra o interesse do Brasil em envolver as universidades como protagonistas do atual processo de desenvolvimento econômico e de fortalecimento das cooperações internacionais”.

Ontem (9), houve um encontro entre Dilma, o Presidente Barack Obama e a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. Ao longo da viagem, a comitiva também fará visitas à Universidade Harvard e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), além de participar de mesas-redondas com representantes dos três setores.

Junto com o Reitor Jesualdo Farias, compõem o grupo os reitores das Universidades Federais de Ouro Preto, João Luiz Martins (também diretor da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes); de Santa Catarina, Álvaro Prata; de Goiás, Edward Brasil; de São Carlos, Targino Araujo; do Pará, Carlos Maneschy, e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Carlos Américo Pacheco – além de ministros de Estado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)