Instituto de Ciências do Mar oferece curso de Arqueologia Subaquática

Até o próximo dia 18, a UFC inscreve interessados no curso de extensão em Arqueologia Subaquática, que será ministrado de 23 a 28 de abril. A promoção é do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a operadora de mergulho Mar do Ceará.

O objetivo do curso é fomentar o surgimento de novos grupos de pesquisa em Arqueologia Subaquática (área da ciência arqueológica que estuda sítios, objetos, vestígios humanos e paisagens submersas) para atuarem em prol da proteção e da gestão sustentável dos recursos arqueológicos submersos. As atividades teóricas serão realizadas no auditório do Instituto de Ciências do Mar (Av. da Abolição, 3207). As aulas práticas acontecerão em piscina e através de mergulhos nos naufrágios do Macau (Fortim) e do Titanzinho (Fortaleza).

As aulas serão ministradas por um dos representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Prof. Flávio Rizzi Calippo. O curso será ofertado nos módulos Básico (para não mergulhadores) e Avançado (para mergulhadores certificados). As taxas de material são R$ 30,00, para o módulo básico e R$ 220,00, para o módulo avançado.

Podem inscrever-se estudantes da graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais interessados. As inscrições devem ser feitas na Sala do Programa de Educação Tutorial (PET) de Oceanografia (Av. da Abolição, 3207), das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou na operadora de mergulho Mar do Ceará (Av. Heráclito Graça, 1090, Sala 5), das 18h às 22h.

Fonte: Prof. Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar - (fone: 85 3366 7019)