Equipes premiadas no Desafio Sebrae receberão bolsa extra

O maior jogo de empreendedorismo universitário do Brasil, Desafio Sebrae 2012, inscreve estudantes universitários de todos os cursos até 18 de maio. A disputa é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará.

Nesta edição, o tema do jogo é fruticultura. Os participantes, inscritos em equipes de dois a cinco estudantes, simularão o dia a dia de uma empresa por seis meses, período em que deverão administrar as diversas etapas de um negócio, que vai da produção à venda de alimentos. Durante a competição, os empreendedores enfrentarão diversos desafios como a contratação de funcionário e definição de estratégias de mercado e preços de produtos.

O jogo virtual inicia em maio e terá cinco fases, duas presenciais e três virtuais. Em outubro, serão conhecidos os campeões estaduais. Em novembro, deverão se reunir em Salvador para disputar a semifinal e a final. Ganham prêmios as três melhores equipes e os professores indicados por elas.

Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio Sebrae. Já a Universidade Federal do Ceará oferecerá bolsas de extensão para os integrantes das equipes da UFC que se classificarem como campeões estaduais.

A equipe campeã nacional também fará uma viagem a um centro de empreendedorismo na Europa e participará da final internacional com universitários de outros países da América Latina. Para participar do Desafio Sebrae é preciso pagar a taxa de R$ 50,00 por equipe e preencher ficha de inscrição no site do Desafio Sebrae.

BOLSA EXTRA - A Pró-Reitoria de Extensão da UFC destaca que a participação dos alunos em iniciativas como o Desafio Sebrae também é considerada como critério de pontuação para concessão e renovação de bolsas de extensão. A Pró-Reitoria informa, ainda, que irá conceder uma bolsa extra para as equipes premiadas na competição. Lembra, também, que a participação no evento conta como atividade complementar no histórico dos estudantes.

FANPAGE - A Pró-Reitoria de Extensão da UFC também preparou uma fanpage específica para o Desafio Sebrae no Facebook. A proposta é reunir os alunos da Universidade inscritos no Desafio.

SIMULAÇÃO - Também será promovida demonstração exclusiva para os professores da UFC sobre o Desafio Sebrae, jogo virtual para ensino do empreendedorismo. Além de conhecer a ferramenta pedagógica, os docentes terão mais facilidade para orientar seus alunos participantes. Todas as informações podem ser obtidas aqui.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC - (fone: 85 3366 7455)