Consulta feita pela ADUFC mantém proporcionalidade na eleição para Reitor

Na "Consulta aos Professores sobre a Forma de Eleição para Reitor da Universidade Federal do Ceará", feita pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), a opção Não Paritário obteve 84,02% dos votos totais (883 votos), contra 15,22% (160 votos).

A consulta foi realizada nos dias 10 e 11 de abril. De um universo de 1.870 docentes, foram às urnas 1.051. Dentre as proporções de não paridade oferecidas, venceu, com 624 votos, a que já vigorava: 70% para professores, 15% para servidores técnico-administrativos e 15% para estudantes. As outras proporções obtiveram os seguintes resultados de votação: 70 votaram na opção 60%/20%/20%; 115 votaram na opção 50%/25%/25%; e 81 indicaram outras proporções.

Para o Presidente da ADUFC, Prof. Marcelino Cavalcante Pequeno, um motivo para comemorar é a expressiva participação dos professores na consulta. Outro motivo de comemoração, na opinião dele, é o resultado bem definido. "Ficou patente que a grande maioria (84%) é a favor das eleições não paritárias. A posição oficial da ADUFC-Sindicato é o que os professores decidiram", diz.

Ele informa que o resultado da consulta foi enviado na manhã de hoje para a Reitoria e lembrou que os encaminhamentos sobre as eleições cabem ao Conselho Universitário (Consuni). O Prof. Marcelino Pequeno comenta que a realização da consulta foi a forma mais democrática e participativa que a entidade encontrou para conhecer a posição dos professores sobre a eleição para Reitor. "Estamos tranquilos porque o resultado representa a vontade da maioria dos professores", diz.

Fonte: Prof. Marcelino Cavalcante Pequeno, Presidente da ADUFC-Sindicato - (fone: 85 3066 1818)