Exposição no Campus do Pici homenageia a cientista polonesa Maria Curie

Estará aberta à visitação pública, de 16 a 20 de abril, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, a exposição "Maria Skłodowska-Curie – Vida e Obra", em homenagem à cientista polonesa que descobriu os elementos químicos rádio e polônio.

A exposição é promovida pela Embaixada da República da Polônia, em parceria com os consulados gerais da República da Polônia no Brasil, o Museu Maria Skłodowska-Curie, em Varsóvia, e os cursos de bacharelado e licenciatura em Química da UFC.

Apesar de polonesa, Maria Skłodowska-Curie exerceu sua atividade profissional na França. Foi a primeira cientista a ser laureada duas vezes com o Prêmio Nobel. Na primeira ocasião, recebeu o de Física, em 1903 – dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel – por descobertas no campo da radioatividade. Já em 1911, conquistou o Nobel de Química, ao identificar os elementos químicos rádio e polônio.

A exposição já passou por várias cidades do Brasil e é composta por quadros que mesclam fotos de arquivos com informações sobre a cientista. Ela acontece no Bloco 940 do Campus do Pici, de 8h30min às 18h30min.

Mais informações com as professoras Adriana Nunes Correia e Maria da Conceição Ferreira de Oliveira, do curso de Química da UFC, através dos telefones 3366.9050 e 3366.9441.

Fonte: Professoras Adriana Nunes Correia e Maria da Conceição Ferreira de Oliveira - (fone: 85 3366 9050 / 3366 9441)