Reitor visita Fazenda Experimental Vale do Curu, em Pentecoste

O Reitor Jesualdo Farias, após visitar a Fazenda Experimental Vale do Curu (FEVC), em Pentecoste, a 120 km de Fortaleza, na sexta-feira (13), reconheceu o potencial do equipamento e  disse que a meta é buscar meios que a tornem sustentável, tornando a fazenda um grande laboratório.

Reitor visita Fazenda ExperimentalAssegurou que não há dificuldade na busca de financiamento, se forem apresentados projetos viáveis. O Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, disse que novas visitas serão agendadas e garantiu que a fazenda entrará numa fase de revitalização.

A propriedade, adquirida pela Universidade Federal do Ceará com recursos próprios em 1961, tem 823 hectares, dos quais 105 são irrigados. Abriga rebanhos bovino, caprino e ovino, além de plantações de banana e côco, que servem de pesquisa para alunos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias.

No momento, os estudantes William Mochel e Daniel Rodrigues Chaves desenvolvem pesquisas que serão apresentadas em suas respectivas dissertações de mestrado, na área de manejo sustentável de pastagens de capim-canarana no semi-árido e sobre o reflexo do manejo no desempenho dos animais. Também realiza pesquisa no local a mestranda Francisca Edineide Barbosa da Silva, que estuda a redução no consumo de nitrogênio mineral na agricultura familiar, por meio de um consórcio banana x leguminosas, com orientação do Prof. Claudivan  Feitosa de Lacerda.

Entre as áreas da FEVC visitadas pelo Reitor e sua comitiva estão a área conhecida por Fazendinha que, segundo o Prof. Renato Innecco, será transformada em “vitrine dos projetos agrícolas de convivência com o semi-árido”, os quais estão dando bons resultados, sendo financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil. Será também o BNB o financiador dos projetos.

Fazenda Experimental PentecosteAcompanharam o Prof. Jesualdo Farias na visita, entre outros, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profª Clarise Ferreira Gomes; o Diretor do Cetrede, Prof. Francisco de Assis Melo Lima; o Direitor do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, e a Vice-Diretora, Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira. Integraram também o grupo os ex-alunos da Universidade Federal do Ceará, Adriano Batista (zootecnista)  e Helano Cruz (agrônomo), fundadores e atuais diretores da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), que tem sede em Pentecoste e desenvolve algumas de suas ações tendo como base a FEVC.

Adriano e Helano são filhos de agricultores do distrito de Cipó, onde se prepararam para o vestibular da UFC graças ao Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece), programa de extensão da Universidade. Ao ingressaram na UFC,  pensaram nos que tinham “ficado no interior”, e, ainda estudantes, deram os primeiros passos rumo à criação da ADEL, que hoje presta assessoria aos que trabalham com agricultura familiar.

SERVIÇO - A fazenda dispõe de um prédio que funciona como sede administrativa, almoxarifado, oficinas, galpão para máquinas e equipamentos, uma escola municipal, centro de treinamento com sala de aula, sala de leitura, 12 alojamentos, sendo seis suítes, salão de lazer, cozinha e refeitório. É dotada, também, de  áreas destinadas ao ensino e à pesquisa: horticultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura e fruticultura e conta com uma estufa de flores tropicais. Toda a área da fazenda é beneficiada com energia elétrica. O administrador da FEVC, servidor Walmir Chagas da Silva, informa que há 28 funcionários encarregados da manutenção do equipamento. Eles residem com suas famílias em casas erguidas em diversos pontos da fazenda.

No final da visita, o Reitor Jesualdo Farias e o Diretor do CCA, Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, receberam sugestões a serem implementadas na fazenda. O Prof. Magno José Duarte Cândido entregou duas dissertações de mestrado, de ex-alunos da UFC, consideradas as melhores do País nos anos de 2005 e 2007.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7330 / 85 3366 7331