Resolução do Conselho Universitário disciplina escolha da lista tríplice

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (Consuni), após reunião realizada sexta-feira (13), baixou a Resolução nº 7, que estabelece normas complementares ao Estatuto da UFC sobre o processo de consulta à comunidade universitária na escolha de lista tríplice para Reitor e Vice-Reitor. A consulta será realizada dia 31 de maio, em escrutínio secreto, nos campi da Universidade e nos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), onde se colherão os votos de professores, servidores técnico-administrativos e alunos. A lista tríplice será elaborada pelo Consuni no dia 6 de junho e encaminhada ao Ministério da Educação. A inscrição do candidato a Reitor e Vice deve ser feita através de requerimento formalizado por escrito pelos postulantes e entregue à Secretaria de Órgãos Deliberativos Superiores no dia 24 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Na consulta para escolha da listra tríplice, prevalecerá o peso de 70% para o corpo docente; de 15% para o corpo discente, e 15% para o corpo técnico-administrativo, adotando-se, em relação a cada um desses segmentos, o fator de presença (razão entre o número de votantes e o número de eleitores, por categoria).

O processo de consulta será coordenado por uma Comissão Eleitoral Central (CEC), formada por um presidente (indicado pelo Consuni), um representante do Consuni indicado por este dentre os seus membros, um representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, um representante do Conselho de Curadores, um representante dos docentes, indicado pelo sindicato ADUFC, um representante dos servidores técnico-administrativos, indicado pelo Sintufce, e um representante dos estudantes, indicado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Haverá em cada um dos campi (Benfica, Pici, Porangabuçu, Cariri, Sobral e Quixadá), bem como no Instituto UFC Virtual, uma comissão Eleitoral Setorial, subordinada à Comissão Eleitoral Central, incumbida de coordenador o processo de votação, composta por representantes de docentes, discentes e servidores e presidida por nome indicado pelo Conselho Universitário.

O Conselho se reuniu, sexta-feira, sob a presidência do Prof. Luís Carlos Uchoa Saunders, Pró-Reitor de Administração no exercício da Reitoria, e discutiu a resolução após analisar os resultados da consulta aos docentes sobre a forma da eleição para Reitor da UFC, feita pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato). A consulta da ADUFC foi realizada nos dias 10 e 11 de abril e contou com a participação de 1.051 docentes. A opção “Não Paritário” obteve 84,02% dos votos totais (883 votos), contra 15,22% (160 votos) a favor da votação paritária.

Fonte: Conselho Universitário - (fone: 85 3366 7340)