Serviço de Psicologia Aplicada de Sobral já atende 60 pacientes

As comunidades de Sobral e de localidades vizinhas já estão sendo atendidas pelo Serviço de Psicologia Aplicada Raimundo Medeiros Frota, da Universidade Federal do Ceará, inaugurado oficialmente dia 13 de abril passado, mas que funciona desde o dia 27 de fevereiro.

A Coordenadora, Profª Suely Alves, falando do que representa o SPA para a população, destacou, entre outros pontos, o fato de ser aberto não apenas para as pessoas residentes na sede do Município, mas também para as que moram nos distritos. "Nosso serviço já está inserido na rede de saúde pública e os números atestam o quanto era necessário: estão em processo de triagem 147 pessoas e já existem 60 clientes em atendimento", informa a Coordenadora.

Imagem: Serviço de Psicologia Aplicada de SobralO Serviço de Psicologia Aplicada está instalado no imóvel onde residiu, com sua família, o Sr. Raimundo Medeiros Frota, na Av. Lúcia Sabóia, 769, em frente à Praça Samuel Ponte, no Centro da cidade. O casarão, em estilo art noveau, foi construído em 1926 e faz parte do patrimônio de Sobral. A reforma, na qual foram investidos R$ 600 mil, foi acompanhada pelo arquiteto Antonio Carlos Campelo Costa, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Sobral, que se empenhou em manter, o quanto pôde, as linhas originais. Parte do piso, em mosaico, foi restaurado e, para a outra parte, mandou-se reproduzir as peças, de acordo com desenho original.

A divulgação dos serviços que o SPA está oferecendo foi feita por meio de emissoras de rádio e visita a entidades de classe e escolas, informa a Prof. Suely Alves, que já começa a traçar um perfil da clientela que está a procura de atendimento. Há os que, depois de uma primeira entrevista, são encaminhados para outras unidades especificas – os casos neurológicos, por exemplo – os que confundem a própria necessidade e os que realmente precisam de tratamento. Entre esses, ela percebe um número significativo de professores da rede pública de ensino. Os professores estão passando por situações de stress, de tensão, esclareceu a Profª Suely Alves.

O SPA está ampliando as parcerias e, em breve, com o apoio do curso de Música da UFC, implantará o serviço de Musicoterapia e, com o curso de Medicina, fará um trabalho com hipertensos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – (fone: 85 3366 7331)

Foto: José Donato