Secretaria de Cultura Artística é instalada em solenidade na Reitoria

Tomou posse, na tarde de segunda-feira (16), o Diretor da Secretaria de Cultura Artística da Uiversidade Federal do Ceará, Prof. Elvis de Azevedo Matos. Foi logo após a instalação da nova unidade, em solenidade no auditório da Reitoria, no Campus do Benfica.

Imagem: EcordadosNa abertura, apresentou-se o Ecordoados, grupo formado por cinco violinistas do curso de Música, regido pelo Prof. Elvis. Participou, como convidada, a Profª Izaira Silvino, interpretando "Acorda Maria Bonita".

Depois de empossado, o Prof. Elvis Matos disse que "gostaria de compartilhar uma inquietação" que sabia não ser apenas dele. Referia-se à inquietação quanto à natureza essencial da Secretaria que está se instalada, e que pode ser expressa no seguinte questionamento: Secretaria de Cultura ou Secretaria de Cultura Artística? Observou que o uso do termo "cultura" como sinônimo de "arte", de tão corrente, tornou-se naturalmente legítimo em nossas práticas cotidianas. Disse que estava sendo instalada uma Secretaria cuja missão é "fortalecer a cultura artística, compreendia como dimensão inalienável da vida universitária".

Elvis Matos lembrou que, "fazendo nascer a UFC, o Prof. Martins Filho teve a capacidade de imaginar uma universidade para o Ceará e moveu-se para a sua construção trazendo, para o interior de sua imaginação, a imaginação de seus contemporâneos. Nessa onírica construção do real, vários sonhadores vislumbraram que as Artes deveriam colorir, musicar e movimentar o espaço acadêmico que se tornava concreto a cada dia e, desde seus primeiros momentos, a UFC abriga as Artes".

Imagem: Prof. Elvis MatosAdmitiu o Diretor da Secult-Arte ter sido necessário um percurso de amadurecimento, um tempo de formação para que "as Artes na UFC se equiparassem às outras áreas do saber universitário e conquistassem espaços de vida acadêmica legítima". E esse tempo, muitas vezes, é visto como "tempo de vacas magras" ou "tempo de débito da UFC para com as Artes", mas, se olharmos este período com lentes mais generosas e cuidadosas, veremos que a UFC é constituída por todos nós que a sonhamos e que a construímos”. E arrematou: “O espaço das artes dependeu, depende e sempre dependerá de nossa própria capacidade de, como artistas e servidores públicos desta instituição, sonhá-lo e realizá-lo sempre considerando, para além de nossos anseios individuais, as urgentes premências sociais que nos cercam e que nos desafiam”.

O Reitor Jesualdo Farias ressaltou, na fala do Prof. Elvis Matos, a referência ao fato de que a Universidade "é constituída por todos nós" e acrescentou que não admitia uma Universidade grande que não tenha uma política voltada para cultura e arte. O Prof. Jesualdo fez uma retrospectiva das ações voltadas para o setor, citando como exemplos a criação de cursos e do Instituto de Cultura e Arte (ICA), mas disse que falta "um direcionador". E o direcionador é a Secretaria de Cultura Artística, "sonho de muitas pessoas, mas que precisa do apoio e contribuição de todos para que caminhe plenamente. Hoje estamos dando a partida, atrasados, mas em boa hora", finalizou.

Compuseram a mesa que presidiu a solenidade, além do Reitor, o Vice-Reitor Henry Campos, o Pró-Reitor de Graduação, Custódio Luis Almeida; e o Diretor do ICA, Prof. Sandro Gouveia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)