"Comunidade" é tema de livro sobre Cultura Política a ser lançado sexta-feira

O livro "A Favor da Comunidade - Modos de viver a política no bairro" (Ed. Pontes, 2012, 272 páginas, R$ 30,00), de autoria da professora e pesquisadora Geísa Mattos, do Departamento de Ciências Sociais da UFC, será lançado sexta-feira (20), às 19h, no Espaço Geraldo Markan, daquele Departamento (Av. da Universidade, 2995 – Benfica).

O lançamento faz parte da programação de encerramento do seminário "Cidade, conflitos e redes sociais". A origem do livro foi a tese de Doutorado em Sociologia (UFC) da Profª Geísa. Editado com apoio do BNB, é o primeiro volume da série Cultura e Política, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e do Laboratório de Pesquisa em Cultura e Política da UFC.

A autora explica que investigou "algumas associações simbólicas feitas com relação à categoria 'comunidade', que, embora pareçam contraditórias nas diversas situações observadas e descritas, em conjunto, contribuem para a força expressiva que esta adquire, especialmente no momento das eleições".

A pesquisa etnográfica foi orientada pelo Prof. Moacir Palmeira, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A autora esteve "em campo" no bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, no período de 1999 a 2004, intensificando o trabalho de observação participante durante duas campanhas eleitorais locais, em 2000 e 2002.

Geísa Mattos é jornalista e co-autora de "Nordeste, memórias e narrativas da mídia" (com Elisabeth Jaguaribe e Ana Quezado, 2010) e de "Palmeiras: registros de cidadania" (com Kelma Matos e Sandra Carvalho, 2002).

Seminário - O seminário "Cidade, conflitos e redes sociais" acontece nos próximos dias 19 e 20, no auditório Luiz de Gonzaga, no Departamento de Ciências Sociais da UFC. Vai reunir pesquisadores desta e de outras instituições para discutir os temas "Favelas, conjuntos habitacionais, identidade e estigma"; "Planejamento urbano, direito à cidade e conflitos sócio-ambientais" (dia 19) e "Etnografias urbanas: redes, conflitos e lugares" (dia 20). O Prof. Moacir Palmeira (UFRJ) participará como comentador no segundo dia do seminário e estará presente ao lançamento do livro.

Fonte: Profª Geísa Mattos, Departamento de Ciências Sociais da UFC - (fone: 85 9925 8182 / 8895 8182)