Curso de Tecnologias Assistivas inscreve para oito vagas remanescentes

Estão abertas, até hoje (23), inscrições para oito vagas do Curso de Tecnologias Assistivas Digitais de Informação e Comunicação (TADIC), realizado pela Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFC.

A formação aborda o uso de TADIC por pessoas com deficiência visual, física e surdez, tanto em atividades de vida diária quanto no âmbito educacional. É para capacitar professores, servidores técnico-administrativos (bibliotecários do Sistema de Bibliotecas, web designers e equipes de desenvolvimento de tecnologias) e alunos dos cursos de Biblioteconomia, Design e Sistemas de Mídias Digitais da Instituição, para atuarem junto a alunos, usuários com deficiência e professores da rede pública de ensino.

Com 40 horas/aula, o curso acontece de 17 de abril a 1º de junho de 2012, às terças, quintas e sextas-feiras, de 12h às 14h, no Laboratório de Informática Educativa (LIE) da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui (Área 1 do Centro de Humanidades da UFC – Campus do Benfica).

Entre os instrutores do curso está André Luis Gomes, aluno cego do curso de Pedagogia da UFC e bolsista-fundador do projeto de extensão "Acessibilidade e Inclusão" (2004), que versa sobre educação de pessoas cegas com o suporte de tecnologias digitais. Também participam do curso Lara Andrade Lima e Neyara Rebeca Barroso Lima, alunas cegas do curso de Letras da UFC e bolsistas do Projeto Acessibilidade. André, Lara e Rebeca são usuários do Sistema Dosvox e dos leitores de tela NVDA e ORCA, tecnologias assistivas digitais de informação e comunicação, que serão abordadas no curso.

Para ter acesso a livros e outros materiais didáticos utilizados nos cursos em que estão matriculados, os estudantes cegos ou com baixa visão da UFC têm sido atendidos por serviço de digitalização de material bibliográfico. Coordenado pelo Sistema de Bibliotecas da Instituição, já é oferecido na Secretaria de Acessibilidade/Biblioteca de Ciências Humanas, no Campus do Benfica, e na Biblioteca de Ciências e Tecnologias, no Campus do Pici. Em médio prazo, será estendido a todas as 14 bibliotecas setoriais da UFC, em razão da importância de iniciativas como os cursos de TADIC e de Libras, para o atendimento a alunos e servidores surdos. Em paralelo ao serviço de digitalização, o Sistema de Bibliotecas vem organizando coleção específica de acervo digital para os usuários com deficiência visual.

Fonte: Profª Ana Karina Morais de Lira, Coordenadora do Projeto Acessibilidade e membro do Grupo de Trabalho da Secretaria de Acessibilidade da UFC – (fone: 85 3366 7660)