Na inauguração de laboratório, graduação em Geofísica é anunciada

A UFC inaugurou, sexta-feira (27), no Centro de Ciências, o Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto, que tem área construída de 500 m2. O Coordenador do laboratório, Prof. Mariano Castelo Branco, destacou, no ato da inauguração, a importância do equipamento na formação de alunos de graduação e pós-graduação.

Imagem: Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento RemotoO Reitor Jesualdo Farias, por sua vez, enfatizou o empenho do Prof. Mariano, que não mediu esforços para tornar realidade o Laboratório e sublinhou a importância de se formarem profissionais para atender à demanda do mercado de trabalho nessa área. Assegurou que seria criado, na UFC, o curso de graduação em Geofísica.

Em seu pronunciamento o Prof. Mariano agradeceu a todos que, de alguma forma, contribuíram para que se chegasse àquele momento, destacando a parceria da Petrobras. A Diretora do Centro de Ciências, Profª Simone Borges, também ressaltou o apoio da Petrobras no empreendimento, bem como a disponibilidade do Prof. Jesualdo Farias de acolher os projetos encaminhados pelo Centro. Referindo-se ao Laboratório, observou que as novas instalações proporcionarão melhores condições de trabalho para professores e alunos.

Imagem: Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento RemotoO Reitor Jesualdo Farias falou da participação da Petrobras em outras iniciativas da UFC, como nos laboratórios de Corrosão, de Pesquisa de Tecnologias em Pavimentos, Engenharia de Soldagem e Biolubrificantes e disse de sua satisfação em saber que estudantes formados pela Universidade estão sendo absorvidos rapidamente  pelo mercado de trabalho. Presente ao evento, o gerente de Geofísica da Petrobras, Rui Pinheiro Silva, assegurou que a parceria entre UFC e a empresa deverá se fortalecer cada vez mais, porque os resultados, até o momento, são positivos e promissores. Admitiu que empresas como a sua estão indo buscar geofísicos “nas salas de aula das universidades”.

Imagem: Equipamentos do Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento RemotoNOVO CURSO – O Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, assegurou que tão logo esteja pronto o projeto pedagógico e as demais condições de oferta, o curso de Geofísica será criado. Ele prevê que, possivelmente, será necessário trazer professores do exterior para a implantação.

Só existem no Brasil sete cursos de Geofísica, todos em universidades públicas: Federal do Rio Grande do Norte, Federal da Bahia, Federal do Pará, Federal do Oeste do Pará, Federal Fluminense, Universidade de São Paulo e Federal dos Pampas. O estudante Sérgio Bezerra Lima Jr, depois de graduado em Geologia pela UFC, cursou Geofísica na USP e atualmente faz doutorado, sob a orientação do Prof. Mariano Castelo Branco. Ele reconhece que o mercado está ávido por profissionais na área e  entende que é decisão acertada da Universidade ofertar graduação em Geofísica.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)

Fotos: Jr. Panela