Secult-Arte dá início hoje ao Ano Paulo Abel na UFC

Para divulgar o legado artístico e pedagógico do cantor lírico cearense Paulo Abel do Nascimento (1957-1992), a Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC lança hoje (8), às 19h, página na Internet em homenagem ao cantor, dando início, ainda, a uma série de atividades que comporão o Ano Paulo Abel. O evento será no auditório da Reitoria, no Campus do Benfica. Além do lançamento do site www.pauloabel.com, haverá exibição do documentário "Paulo Abel – Ombra Mai Fu", de Gabriel Petter (diretor, aluno do Curso de Música) e Eduardo Pereira (codiretor), e apresentação do Coral da UFC.

Paulo Abel é considerado um dos grandes nomes da cena lírica do Século XX. Dono de um timbre de voz único, conseguia reproduzir com fidedignidade o repertório barroco escrito para os castrati, faculdade da voz masculina que favorece à extensão plena das vozes femininas. Abel foi descoberto em São Paulo, no final dos anos 1970, pelo musicólogo francês Roger Cotte. Após um curto período de estudos na capital paulista, conseguiu bolsa de estudos para aperfeiçoar seu canto no Instituto do Renascimento Musical, em Florença, Itália, onde teve dois registros fonográficos lançados pelo selo francês Lyrinx. Sua estreia como cantor profissional aconteceu em 1981. Também participou do filme "Ligações Perigosas", do cineasta britânico Stephen Frears.

Atento às possibilidades de Educação Musical para crianças e jovens das classes menos favorecidas, Abel iniciou, em 1985, em Fortaleza, uma série de projetos que visavam dar oportunidade de acesso ao conhecimento musical por parte desse público. Vem daí o projeto "Ópera Nordestina" implantado na UFC. O cantor também contribuiu para a implantação do projeto "Um Canto em Cada Canto".

Para o Ano Paulo Abel, estão previstas, ainda, as seguintes atividades: exibição do documentário "Paulo Abel – Ombra Mai Fu" nos campi da UFC em Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral; recital e oficinas com o cantor André Vidal; e ciclo de palestras sobre o Projeto Ópera Nordestina na UFC.

Fonte: Prof. Elvis Matos, titular da Secretaria de Cultura Artística da UFC - (fone: 85 3366 7831)