Programa de rádio CASa Aberta discute "foquismo" na produção acadêmica

O excesso de foco na produção acadêmica é o tema em debate no programa CASa Aberta desta sexta-feira (4), transmitido das 16h às 17h pela Rádio Universitária FM. A produção do programa se inspirou no texto "Barriga de peixe ou estulto foquismo", do professor da Unicamp João Francisco Duarte Júnior.

Ele expressa sua crítica à produção científica excessivamente focada, por entender que isso impede o pesquisador de ter uma visão mais abrangente do mundo. "Meu apreço por todo aquele que ao longo da vida se dedicou a pensar diferentes assuntos, mesmo os mais díspares e distantes entre si", revela no texto, que pode ser lido na íntegra aqui.

Para debater a questão no programa CASa Aberta foram convidados os professores Hugo Filgueiras, Coordenador do Curso de Filosofia; Barros Neto, Diretor do Centro de Tecnologia; e Carla Rezende, do Curso de Biologia da UFC. O CASa Aberta é uma ação de comunicação do programa de formação docente da UFC (CASa – Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa) e tem apresentação do Prof. Ismael Furtado.

Fonte: Equipe de Produção do Programa CASa Aberta - (fone: 85 3366 9526)