Professora da UFC é nomeada visitante ad honorem na Argentina

A Profª Diana Cristina Silva de Azevedo, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, foi nomeada professora visitante ad honorem pela Universidad Nacional de San Luis (UNSL), na Argentina.

Desenvolvendo coorientações com docentes daquela instituição há, pelo menos, três anos (2009-2011), a Profª Diana Azevedo tem cumprido missões regulares de cerca de 15 dias por ano no país vizinho, vinculando-se ao Instituto de Física Aplicada (INFAP) da Facultad de Ciencias Físico Matemáticas y Naturales da UNSL.

Lá, são empreendidas pesquisas de cunho experimental que incluem o desenvolvimento de materiais adsorventes a serem aplicados em processos de separação (remoção de pesticidas, corantes e metais em fase líquida), captura de CO2 e armazenamento de gás natural. Também há pesquisas de cunho teórico, que envolvem o uso de ferramentas de simulação molecular para descrever a estrutura porosa de sólidos adsorventes, caracterizar suas heterogeneidades superficiais e prever as interações adsorvente-adsorbato.

A parceria entre UFC e UNSL teve início quando o Prof. Giorgio Zgrablich (falecido em 21 de fevereiro último), da UNSL, foi pesquisador visitante no Departamento de Engenharia Química da UFC de janeiro a junho de 2008, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Durante esse período, foi submetida parceria entre as duas universidades ao Programa de Centros Associados Brasil-Argentina (CAPG), co-financiado pela Capes no Brasil e pela Secretaria de Políticas Públicas (SPU) da Argentina, cujo objetivo era prover a engenheiros químicos, físicos e químicos (em formação pós-graduada nas duas instituições) visão interdisciplinar do fenômeno de adsorção sob os pontos de vista fundamental e aplicado.

Passaram pelo CAPG, de 2009 a 2011, 13 alunos de pós-graduação das duas instituições e foram realizadas cerca de 15 missões de trabalho entre professores argentinos e brasileiros, envolvendo oito docentes. Segundo a Profª Diana Azevedo, o CAPG "foi decisivo para iniciar a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC, que passou do conceito 4 para o 5, em avaliação da Capes, no triênio 2007/2009".

Fonte: Profª Diana Azevedo, do Departamento de Engenharia Química da UFC - (fone: 85 3366 9611, ramal 209)