Pesquisa do CAEN vence 8º Prêmio Anbima de Mercado de Capitais

O mestrando em Finanças e Seguros, do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN), da Universidade Federal do Ceará, Wandermon Corrêa Silva foi um dos vencedores do 8º Prêmio Anbima de Mercado de Capitais. Com o trabalho “Sorte versus habilidade na análise de desempenho de fundos de investimento em ações no Brasil”, o CAEN é o primeiro centro de pesquisa do Norte-Nordeste a receber esse prêmio.

Inscrito na categoria “Mestrado”, o trabalho de Wandermon Silva dividiu a primeira colocação com mais dois estudos, um conduzido na Fundação Getúlio Vargas e outro na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Segundo o pesquisador, a dissertação analisou o desempenho dos fundos de investimento em ações no Brasil, a partir de um painel composto por 75 fundos do tipo Anbima Ibovespa Ativo, sobreviventes no período de janeiro de 1998 a dezembro de 2008. “Os resultados indicaram que a maioria dos fundos apresentou desempenho positivo meramente por sorte ou negativo meramente por azar e que apenas 3 fundos, todos vinculados a instituições privadas, apresentaram real desempenho superior devido à habilidade de seus gestores”, explica.

A dissertação foi orientada pelo Prof. Paulo Rogério Faustino Matos, do CAEN, que vem desenvolvendo pesquisas acerca de fundos de investimentos há seis anos. Wandermon Corrêa Silva é graduado em Ciências Atuariais pela UFC e está concluindo o Mestrado Profissional em Finanças e Seguros. O trabalho foi defendido no início de dezembro de 2012 e sua versão final deve ficar pronta até fevereiro deste ano.

Fonte: Prof. Paulo Rogério Faustino Matos, Pós-graduação em Economia – CAEN-UFC – fone: 85 3366 7751