Grupo de Reisado Cordão do Caroá lança CD nessa segunda-feira

Imagem: Brincantes do Cordão do Caroá se apresentam nas ruas do BenficaOs Brincantes Cordão do Caroá, programa de extensão da Universidade Federal do Ceará que tradicionalmente movimenta as ruas do Benfica durante o ciclo natalino, iniciou suas apresentações sábado (5), com cortejo de tiração de Reis. A concentração será às 22h na Rua Paulino Nogueira, ao lado da Reitoria, no Benfica. O ponto alto da programação será nessa segunda-feira (7), quando o grupo se apresenta nos jardins da Reitoria e lança seu primeiro CD, às 18h.

Num importante trabalho de resgate da tradição popular, há 12 anos o Cordão do Caroá realiza apresentações, pautado na cultura de tradição oral cearense e nordestina. O grupo surgiu na Faculdade de Educação da UFC, no ano 2000. Em 2003, tornou-se programa de extensão da Universidade e atualmente conta com cinco bolsistas estudantes de música, além dos dois fundadores (Paulo Leitão e Ezequias Arruda), sendo coordenado pelo Prof. Erwin Schrader.

Ampliando horizontes, em setembro de 2011, o Cordão do Caroá se apresentou em Portugal, no Congresso Internacional de Turismo, Lazer e Cultura "Destinos, Sustentabilidade e Competitividade", atendendo a convite da Universidade de Coimbra.

Imagem: Caracterizados, os brincantes saem às ruas com estandarte e instrumentos musicais"O cordão é um espaço de intenso aprendizado, trajetória com a qual muita gente contribui, formando um leque de direções acerca do papel e das possibilidades que as culturas populares assumem na formação do ser humano", explica Ezequias Arruda, integrante do programa de extensão.

A apresentação deste ano tem um sabor todo especial por conta do lançamento do primeiro trabalho fonográfico. "Esse CD representa esse processo, trabalho simples,  sustentado nas células do baião, do xote, das marchas e valsas, linguagem crua, vivenciada nos terreiros de umbanda, nos cortejos de reisado, nas rodas de toré/torém, nas cirandas, na pisada dos cocos, nas brincadeiras do maracatu. Vivências focadas nas rimas, percursos e sonoridades primeiras, edificadas na imaginação das coletividades e na memória", finaliza.

Fonte: Ezequias Arruda, do Programa de Extensão Brincantes Cordão do Caroá/UFC – fone: 85 8836 0958