Procurar no portal

Pesquisadores de Harvard chegam a Fortaleza para curso em Saúde Pública

Um total de 15 estudantes da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (Harvard School of Public Health – HSPH) chega a Fortaleza na próxima segunda-feira (7) para, juntamente com 15 alunos de pós-graduação brasileiros, participar do Curso Colaborativo em Saúde Pública. A redução da mortalidade materna e infantil, as doenças infecciosas do Brasil e do Ceará e o papel de agentes comunitários na promoção da saúde, além de outros temas, estão no foco das aulas-discussões.

Esta é a primeira vez em que a iniciativa é realizada no Ceará e a quinta edição promovida no Brasil. Organizado em parceria entre a Universidade de Harvard (EUA) e a Universidade Federal do Ceará – através da Pró-Reitoria de Extensão e do Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (Iprede) –, o curso tem como objetivo fomentar o intercâmbio acadêmico na área de políticas públicas para a saúde, além de estabelecer uma rede colaborativa internacional de pesquisa no setor.

A intenção é também capacitar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para lidar com o desafio de prevenir doenças causadas por fatores ambientais e pela desigualdade social.

QUEM PARTICIPA – No rol de palestrantes e debatedores, o curso traz nomes de reconhecimento mundial na área da saúde. Os pesquisadores de Harvard Jamie Maguirre e John R. David são referência na pesquisa sobre tuberculose e leishmaniose, respectivamente. A brasileira Marcia de Castro, também docente em Harvard, é uma das autoridades mundiais nos estudos sobre malária. Uma das maiores especialistas do mundo em Direitos Humanos e Saúde, Sophia Gruskin também estará no curso, bem como o britânico Rifat Atun, professor da Faculdade Imperial (Imperial College), de Londres, e especialista em redução da mortalidade infantil.

Além deles, 18 pesquisadores e profissionais de saúde brasileiros participarão das aulas, palestras e debates, destacando-se: um dos principais estudiosos do País sobre HIV/AIDS, Aluisio Segurado; a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime; o diretor do Iprede, médico pediatra Sulivan Mota, dentre muitas outras autoridades. O ex-governador do Ceará e ex-senador Tasso Jereissati, do Instituto Queiroz Jereissati, será moderador de um dos debates. A lista completa de participantes será divulgada, em breve, no portal da UFC.

COMO SERÁ O CURSO – As aulas, proferidas em inglês, serão realizadas na sede do Iprede (Rua Professor Carlos Lobo, 15, Cidade dos Funcionários, Fortaleza), de 7 a 23 de janeiro. As atividades incluem visitas a serviços de saúde, a organizações não governamentais, a áreas endêmicas para doenças infecciosas do Ceará e a secretarias de saúde.

O curso se encerrará com um seminário que abordará temas referentes à primeira infância (nutrição, mortalidade etc.), em 24 e 25 de janeiro. Os estudantes que participarão do curso já foram selecionados por comitê específico, formado por professores da UFC e de Harvard.

Fonte: Profª Márcia Tavares Machado, coordenadora local do Curso Colaborativo em Saúde Pública e Pró-Reitora de Extensão da UFC – fone: 85 3366 7452

 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300