Projeto Cine Freud divulga programação de filmes em janeiro

O Cine Freud, projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará, núcleo de extensão do Departamento de Psicologia, continua em janeiro (nos dias 9, 16 e 23) sua principal atividade: exibição periódica de filmes, seguida de debate com psicanalistas convidados. As sessões acontecem às 14h, sempre na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591). Nessa quarta-feira (9), porém, a exibição ocorrerá excepcionalmente a partir das 18h.

A atividade, que já vem sendo realizada há quase seis anos, tem crescente aceitação, tanto pela comunidade acadêmica da UFC e de outras instituições de Ensino Superior, bem como pelo público em geral. O número de participantes até o momento chega a quase 6.000 pessoas. O projeto é organizado, atualmente, pelos alunos Giselle Gadelha, Gabriela Medeiros, Eduardo Taveira e Raquel Adeodato, do Curso de Psicologia, sob coordenação dos Professores Orlando Cruxên e Laéria Fontenele.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas on-line e também no dia e horário do evento, a partir das 13h30min. Haverá sorteio de livros e declaração de participação a cada filme.

Nessa quarta-feira (9), às 18h, será exibido o filme "A pele que habito" ("La piel que habito" – 2011, 120 min, Espanha, direção: Pedro Almodóvar). Contará com a participação do psicanalista e professor do Departamento de Psicologia da Unifor Leonardo Danziato, que conduzirá debate após a exibição. A sessão especial integra a programação da XXV Semana de Psicologia da UFC e acontecerá das 18h às 21h. As inscrições poderão ser realizadas no local do evento, somente no dia do filme, a partir das 17h30min, ou preenchendo o formulário on-line, mas confirmando a inscrição no evento.

A película é uma adaptação do livro Tarântula, de Thierry Jonquét, e conta a história de Robert (Antonio Banderas), um obcecado cirurgião plástico que, após a morte da esposa num acidente, volta seu trabalho e conhecimento na criação de uma pele sintética em laboratório com a qual poderia tê-la salvo. Ele então resolve testar a pele, que é resistente a qualquer tipo de dano, em uma misteriosa mulher.

Dando continuidade, em 16 de janeiro, será a vez do filme "Precisamos falar sobre Kevin" ("We Need to Talk About Kevin" – 2011, 112 min, Reino Unido e EUA, direção: Lynne Ramsay). O filme é uma adaptação do best-seller homônimo de Lionel Shriver. Trata-se da história de Eva (Tilda Swinton), que coloca suas ambições e sua carreira de lado devido ao nascimento de seu filho Kevin (Jasper Newell / Ezra Miller). A relação entre mãe e filho é difícil desde seus primeiros anos. Eva não poderia imaginar que, aos 15 anos, Kevin seria capaz de tomar uma atitude tão irracional e imperdoável aos olhos da sociedade, que afetaria diversas outras famílias. A convidada será a psicanalista Regina Nogueira.

Por fim, em 23 de janeiro será exibido "O beijo no asfalto" (1981, 80 min, Brasil, direção: Bruno Barreto). Prestes a morrer, após ter sido atropelado, Amado Pinheiro (Daniel Filho) pede a Aprígio (Tarcísio Meira), um desconhecido que o socorreu, um último beijo na boca. O fato vira notícia na imprensa sensacionalista, e o homem que deu o beijo passa a ser alvo de preconceitos. A polícia, por sua vez, começa a investigá-lo e a supor ter sido o acidente um assassinato. Baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues. O convidado será o Prof. Orlando Cruxên.

Fonte: Cine Freud – Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727