Projeto Cine Itinerante Chesf realiza oficinas de cinema de animação no interior do Ceará

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, em parceria com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), desenvolveu o Projeto Cine Itinerante Chesf, que realizou duas oficinas de cinema de animação e levou curtas-metragens premiados no Festival a 15 municípios do interior cearense. Ao todo, 49 estudantes de Caridade e Canindé realizaram a oficina. Os participantes receberam certificado, e a mostra prosseguiu em 13 municípios.

O cuidado com o meio ambiente foi o tema definido pela Chesf para os estudantes desenvolverem as animações nas oficinas. O realizador de animação Telmo Carvalho, coordenador do Núcleo de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira (Nuca), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, ministrou as oficinas, com a assistência do técnico em animação Josimário Façanha.

A primeira oficina foi em Caridade, onde 21 estudantes participaram do curso na Escola de Ensino Fundamental e Médio Casemiro Bezerra de Araújo; a segunda ocorreu em Canindé, reunindo 28 alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Capelão Frei Orlando. A Mostra Itinerante Chesf do 22º Cine Ceará exibiu os dois curtas de animação dos estudantes cearenses juntamente com cinco curtas-metragens premiados no Cine Ceará.

Nessa edição foram contempladas as cidades de Amontada, Miraíma, Irauçuba, Tejuçuoca, Apuiarés, General Sampaio, Paramoti, Caridade, Canindé, Itatira, Madalena, Choró, Itarema, Itapiúna e Aratuba. A ideia do Cine Itinerante é levar produtos audiovisuais a populações que normalmente não têm acesso a eles. As apresentações, sem cobrança de ingresso, aconteceram em praças públicas, ginásios esportivos e escolas.

Fonte: Jornalista Amaury Cândido, da Casa Amarela da UFC – fone: 85 3366 7774