Portal da UFC ganha novas ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência

Imagem: No portal da UFC, agora é possível ativar ou desativar contraste de cores do layoutCom o objetivo de tornar um dos maiores canais de informações da Universidade Federal do Ceará acessível para pessoas com deficiência, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Instituição, em parceria com a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, programou uma série de novidades no portal da UFC. Foi feita a adaptação do modelo visual da página, permitindo a utilização de recursos de alto contraste, além da criação de uma barra de acessibilidade com os seguintes recursos: aumentar e reduzir o tamanho das letras e ativar/desativar contraste.

A equipe da STI também construiu um novo conjunto de teclas de atalho, para possibilitar a navegação por meio do teclado do computador, e reorganizou a estrutura do HTML do site, acrescentando o botão "Ir para o topo" – recurso que facilita a navegação. Há novidades, ainda, no rodapé do portal: os links estão disponibilizados em lista, o que facilita a inclusão de novos conteúdos sem prejudicar o aspecto visual da página inicial.

De acordo a diretora da Divisão de Portais Universitários da STI, Emília Crispim, a Secretaria está iniciando a reconstrução de todos os sites hospedados no portal da UFC, aplicando um conjunto de regras de acessibilidade ao conteúdo e realizando adaptações visuais. A partir de todas essas modificações, será iniciada uma segunda etapa do trabalho: a avaliação das ferramentas por um grupo de pessoas com deficiência, sobretudo com cegueira. O teste servirá para possíveis aprimoramentos ou correções das ferramentas, de acordo com as observações feitas pelos usuários.

A proposta é que, a partir de agora, os novos sites da UFC sejam construídos de acordo com as regras de acessibilidade. De acordo com o planejamento da STI, haverá treinamento dos administradores e usuários das páginas, a partir de março.

MAIS ACESSIBILIDADE NA UFC - Além das novidades no portal da Instituição, a UFC vem realizando outras ações em prol dos deficientes da comunidade universitária, como cursos, posse de servidora intérprete de Libras e minioficinas de braile, Libras, audiodescrição e digitalização de textos. Leia mais sobre serviços de acessibilidade na UFC.

Fonte: Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC – fone: 85 3366 9999 / Profª Vanda Leitão, titular da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fone: 3366 7660