Grupo do CT celebra 18 anos com ciclo de debates e inauguração de laboratório

O Grupo de Pesquisa em Separação por Adsorção (GPSA), vinculado ao Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, completa 18 anos de trabalho com pesquisas de relevância para o desenvolvimento tecnológico do País. Para celebrar a "maioridade", o GPSA realiza, de janeiro a março, um ciclo de conferências com pesquisadores de renome internacional, oriundos da Espanha, de Portugal e dos Estados Unidos.

O primeiro debate ocorre amanhã (16), às 9h30min, com o Prof. Enrique Rodríguez Castellon, da Universidade de Málaga (ver calendário no fim do texto). Também como parte das comemorações, será inaugurado, em 1º de fevereiro, o Laboratório de Pesquisa em Adsorção e Captura de CO2. Idealizado em parceria com a Petrobras, o Laboratório tem como objetivo desenvolver técnicas contra a redução das consequências do efeito estufa, causado pela concentração de CO2 na atmosfera.

PARA ENTENDER – A adsorção é um fenômeno químico de concentração e isolamento de moléculas, bastante útil na indústria. É empregado, principalmente, em processos de purificação de materiais, separação de substâncias e armazenamento. O exemplo mais típico de adsorvente é o carvão, utilizado nos purificadores de água domésticos, em máscaras de gases e em estações de tratamento de água. Trata-se de um material extremamente poroso e com excelente capacidade de reter impurezas, através da adsorção.

Desde 1994, o GPSA tem contado com financiamento regular dos órgãos de fomento públicos (Finep, BNB/Fundeci, CNPq e Capes) e do setor industrial privado, particularmente da Petrobras. O Grupo abriga sete professores do quadro permanente da UFC e outros sete contratados, um pesquisador sênior, três pesquisadores de pós-doutorado, 15 doutorandos, 12 mestrandos, 30 bolsistas de Iniciação Científica, além de mais uma dezena de pessoas em funções de apoio técnico e administrativo.

CICLO DE CONFERÊNCIAS – As palestras do ciclo de conferências em celebração aos 18 anos do GPSA ocorrerão sempre às 9h30min, no auditório do bloco didático da Pós-Graduação do Centro de Tecnologia (Bloco 726). O primeiro convidado, Prof. Enrique Rodríguez Castellon, falará sobre "Aplicações de Suportes Mesoporosos para a produção de diesel limpo". Já em 23 de janeiro, a Profª Teresa Bandosz, da Universidade Municipal de Nova York (City University of New York), profere palestra sobre "Entendendo a adsorção reativa em adsorvente carbonáceos: importância das características de superfície em nanorreatores".

O Ciclo segue em 1º de fevereiro, com palestra do Prof. Alírio Rodrigues, de Portugal, que falará sobre "Separação propano/propileno: da escala molecular ao processo". A iniciativa será encerrada com um curso do Prof. J. Bernardo Parra, do Instituto Nacional do Carbono (Instituto Nacional del Cárbon) (Espanha), sobre caracterização da textura de sólidos porosos (macro-, meso- e microporosidade). Informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve.

Fonte: Profª Diana Cristina de Azevedo, coordenadora do GPSA da UFC – fone: 85 3366 9611