Faculdade de Medicina discute revisão curricular em simpósio no dia 22 de janeiro

Para atualizar a formação do profissional de Medicina através da revisão curricular, acontecerá no próximo dia 22, das 8h às 12h, o 1º Simpósio sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem em Educação Médica da Universidade Federal do Ceará. Será no Auditório Paulo Marcelo da Faculdade de Medicina (Famed) da UFC, no Campus do Porangabuçu, em Fortaleza.

Voltado para os docentes da área médica da UFC e os alunos dos cursos de Medicina da Instituição, do Interior e da Capital, o evento é também aberto ao público e gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. Entre os destaques da programação está a conferência da Profª Neile Torres, Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento em Educação Médica da Famed, a partir das 11h20min, que falará sobre "Aprendizagem Baseada em Problemas".

Segundo os organizadores do evento, a educação dos profissionais de saúde, em particular da área médica, tem sido marcada por grandes transformações ao longo das últimas décadas. Por conta disso, novas competências, pouco exigidas há alguns anos, precisam agora ser desenvolvidas, assim como novas abordagens educacionais devem ser incorporadas.

De acordo com a Profª Lilia Câmara, do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Famed, "estamos revendo as metodologias de ensino utilizadas, em busca de formar um médico de que a sociedade atual precisa, capaz de desenvolver um trabalho de qualidade, atento às necessidades do paciente e cônscio de que a promoção da saúde só se alcança com um trabalho de equipe com outros profissionais". A programação completa já foi divulgada.

Fonte: Profª Valéria Goes Ferreira Pinheiro, Coordenadora do Grupo de Revisão Curricular da Faculdade de Educação da UFC – fone: 85 3366 8001