ABIN apresenta na UFC programa para proteção do conhecimento

Representada pelo Reitor Jesualdo Farias, a UFC recebeu equipe da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) para palestra sobre proteção do conhecimento.A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) apresentou, na manhã desta terça-feira (15), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, o Programa Universidade e Inteligência (Unint), que tem por objetivo promover a cultura de proteção do conhecimento, nos meios acadêmico e científico, em complementação às ações que assegurem o direito à propriedade intelectual. O encontro contou com a participação do Superintendente da Agência no Ceará, Rommel de Almeida e Silva, de sua equipe e de representantes da Administração Superior e acadêmica da UFC.

Ao abrir o encontro, o Reitor Jesualdo Farias falou sobre o diálogo que é mantido, há muito tempo, entre a Universidade e a ABIN, destacando a importância do papel da Agência. Em seguida, anunciou o Oficial de Inteligência José Renato de Oliveira, palestrante, que abordou o tema "Proteção de conhecimentos sensíveis" e começou sua fala referindo-se à criação da ABIN, que completou 13 anos em dezembro de 2012.

O palestrante apontou que o conhecimento é fonte de poder e vantagem competitiva, tratando-se, por isso, de uma riqueza do País. José Renato admitiu que no Brasil "há uma baixa percepção das ameaças" e, consequentemente, uma facilidade de acesso ao que deve ser protegido. "Não há uma cultura de proteção do conhecimento", enfatizou, destacando que, segundo pesquisa, 71% dos brasileiros enviam conteúdo do e-mail corporativo para seu e-mail pessoal sem se preocuparem com segurança. No caso da UFC, especificamente, o convidado afirmou necessitarem de proteção o conhecimento e a tecnologia produzidos pela Instituição, que podem gerar benefícios à própria Universidade e à sociedade. Acrescentou ainda que a Lei nº 12.527/2011 determina o que deve ser protegido nas instituições públicas.

Foram exibidas na ocasião reportagens que falam sobre os trabalhos dos pesquisadores da Universidade. "São muitas as ameaças que podem afetar pesquisas", lembrou José Renato, citando as falhas técnicas, humanas e da natureza. Deu como exemplos o incêndio do Instituto Butantã, em São Paulo, e a inundação da Universidade de Brasília. Quanto ao vazamento de dados sigilosos, citou o famoso caso de um cidadão neozelandês que, a passeio a Nova Iorque, comprou um aparelho de MP3 usado, no qual estavam dados sigilosos do Pentágono.

O palestrante José Renato de Oliveira apresentou ao público o programa Universidade e Inteligência (Unint).PROTEÇÃO – Ao finalizar a palestra, José Renato de Oliveira apresentou o Programa Unint, ressaltando que a ABIN disponibiliza sua execução sem ônus para as universidades interessadas. A iniciativa consta de palestras de sensibilização, seminários, mesas redondas, oficinas, minicursos e congressos.

Também foi distribuído material impresso com algumas dicas sobre proteção de conhecimento como: só permitir o acesso a seu trabalho a pessoas com necessidade de conhecê-lo; ao publicar artigos ou proferir conferências, evitar divulgar conhecimentos que possam gerar patentes; após reuniões ou conferências, verificar o ambiente para certificar-se de não haver esquecido material de pesquisa; em viagens, transportar o laptop como bagagem de mão e mantê-lo sempre ao alcance do olhar; fazer cópias de segurança dos arquivos informatizados periodicamente, além de guardá-los em local seguro; ao tirar cópias, não esquecer de recolher o documento original, bem como cuidar para que cópias inutilizadas sejam destruídas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone 85 3366 7331